Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo da palhada, nutrição nitrogenada e potássica em soca de cana-de-açúcar

Processo: 09/15044-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Godofredo Cesar Vitti
Beneficiário:Diego Wyllyam Do Vale
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Potássio   Nitrogênio

Resumo

A colheita de cana-de-açúcar, sem despalha a fogo, vem crescendo no Brasil. Nesse sistema de cultivo, existem muitas dúvidas em relação ao manejo da palhada, e das quantidades de nitrogênio e potássio à serem utilizados. Os diferentes manejos da palhada por sistema conservacionista pode resultar em aumento de produtividade, além disso, acredita-se, que seja possível reduzir, em longo prazo, a recomendação de adubação nitrogenada e, em curto prazo, a potássica para a cana-de-açúcar. A colheita sem despalha a fogo em relação à colhida com queimada, reduz os custos de produção da cultura. Diante deste contexto, objetiva-se avaliar o manejo da palhada da cana-de-açúcar, a nutrição nitrogenada e potássica em área comercial de soqueira colhida crua (sem queima). Para isso, será instalado um experimento na região de Piracicaba - SP. Os tratamentos serão dispostos em delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 3x5x4, sendo três manejos da palhada (retirada da palhada apenas nas linhas da cana-de-açúcar, enleiramento da palhada a cada duas linhas e distribuição da palhada da cana em toda área), cinco doses de N (aplicação de 0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N, e um tratamento adicional com a aplicação na linha da cana de solução contendo Gluconacetobacter diazotrophicus estirpe BR 1128), quatro doses de K2O (0, 50, 100 e 150 kg de K2O ha-1), e quatro repetições, totalizando 240 parcelas. As variáveis analisadas ao longo das duas soqueiras serão: análises químicas do solo, análise da volatilização de N-NH3, diagnose foliar, avaliações biológicas e tecnológicas, produção de colmos e avaliação da palhada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALE, Diego Wyllyam Do. Manejo da palha, adubação nitrogenada potássica e uso de inoculante em soca de cana-de-açúcar. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.