Busca avançada
Ano de início
Entree

A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil

Processo: 09/15071-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Ana Cristina Biondo Salomão
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03204-2 - Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, AP.TEM
Assunto(s):Educação continuada   Formação continuada do professor   Cultura (sociologia)

Resumo

A possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, trazem impacto significativo na maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade. Para a Lingüística Aplicada se coloca, diante deste cenário, a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da "globalização cultural" do mundo atual sobre a área de ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores. Deste modo, propomos uma pesquisa que investigue a concepção de cultura de professores em serviço e suas crenças sobre a língua-cultura que ensinam, assim como as contribuições de uma formação continuada que contemple tais aspectos de forma teórica e prática. O presente projeto de pesquisa se insere no Projeto Temático "Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos", apoiado pela FAPESP, e pretende examinar as contribuições de um curso híbrido (virtual/presencial) de formação continuada para professores brasileiros de língua espanhola, dentro do projeto Teletandem, no qual os aspectos culturais foram contemplados de modo teórico e prático, por meio de interações virtuais síncronas com professores uruguaios e argentinos de português como língua estrangeira, de aulas presenciais, e de atividades, fóruns e bate-papos no ambiente virtual Teleduc com professores formadores brasileiros de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Esperamos contribuir para o projeto Teletandem Brasil através da compreensão de como essa modalidade de ensino e aprendizagem pode auxiliar a formação continuada do professor de línguas, por meio da discussão do papel do componente cultural na educação lingüística atual. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. A cultura e o ensino de língua estrangeira : perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil. 2012. 268 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.