Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento biomecânico de diferentes proporções coroa/implante na interface de implantes osseointegrados - estudo comparativo com elemento finito tridimensional

Processo: 09/14982-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Bruno Salles Sotto Maior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Implantes dentários

Resumo

OBJETIVO: O uso de implantes curtos em rebordos mandibulares atróficos tem sido utilizado com o objetivo de evitar procedimentos cirúrgicos mais complexos, provocando a confecção de reabilitações protéticas com proporção coroa/implantes desfavoráveis. Assim, o objetivo deste estudo será o de avaliar o comportamento de implantes curtos com variação da proporção coroa/implante na transferência de forças mastigatórias ao tecido ósseo periimplantar por meio de análise linear de elementos finitos tridimensionais. MATERIAL E MÉTODOS: Com auxílio do software SolidWorks Premium 2009® será modelado um implante curto com 7mm de comprimento, um componente protético, tipo UCLA, e um parafuso de retenção. Sobre o tecido ósseo mandibular modelado por meio de imagens tomográficas e com auxilio do software Mimics® será instalado um implante osseointegrado com uma prótese unitária na região de primeiro molar inferior variando a proporção coroa/implante (1:1; 1,5:1; 2:1 e 2,5:1), a forma de retenção (parafusada ou cimentada), e o material de confecção da prótese unitária (metalocerâmica ou cerâmica livre de metal). A análise da distribuição de tensão será realizada no software Ansys Workbench® com carregamento de 280,8N em oito pontos da prótese unitária simulando a força mastigatória. Os valores de tensão máxima principal (smax), tensão mínima principal (smin), os valores de tensão de cisalhamento e tensão de Von Mises (Vm) serão obtidos na interface osso/implante e na plataforma protética.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOTTO-MAIOR, BRUNO SALLES; SENNA, PLINIO MENDES; DA SILVA-NETO, JOAO PAULO; DE ARRUDA NOBILO, MAURO ANTONIO; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Influence of Crown-to-Implant Ratio on Stress Around Single Short-Wide Implants: A Photoelastic Stress Analysis. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 24, n. 1, p. 52-56, JAN 2015. Citações Web of Science: 9.
BRUNO SALLES SOTTO-MAIOR; EDUARDO PASSOS ROCHA; ERIKA OLIVEIRA DE ALMEIDA; AMILCAR CHAGAS FREITAS-JÚNIOR; RODOLFO BRUNIERA ANCHIETA; ALTAIR ANTONINHA DEL BEL CURY. Influence of high insertion torque on implant placement: an anisotropic bone stress analysis. Brazilian Dental Journal, v. 21, n. 6, p. -, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.