Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de um banho nao-cianetado para a eletrodeposição de ligas de cu/zn/sn. caracterização dos filmes de cu/zn/sn

Processo: 09/53487-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Marcos Fernandes de Carvalho
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrodeposição   Ácido edético

Resumo

Utilização de ligas Cu-Zn-Sn pela indústria é de grande interesse, pois possuem elevada resistência à corrosão, boa 'aderência e solderabilidade, podendo ser empregadas para fins decorativos ou revestimento de proteção à corrosão. As características dessas ligas são importantes, pois dependendo da sua composição, morfologia e estrutura, possuem diferentes aplicações. A obtenção de eletro depósitos de Cu-Zn-Sn em condições bem definidas levará a filmes de boa qualidade com propriedades desejadas. Banhos de deposição de Cu-Zn-Sn são em geral à base de cianeto que, por sua toxicidade, exigem manuseio cuidadoso e disposição dos efluentes adequada. Neste projeto de pesquisa propõe-se desenvolver e estudar banhos contendo EDTA ou NTA como agentes complexantes para a eletrodeposição de Cu-Zn-Sn de modo a se obter eletro depósitos sem dendritos ou trincas e com composição adequada. O uso do EDTA ou NTA é importante para que o banho não seja tóxico (livre de cianeto) e obedeça às normas ambientais, ISO 14000. Deve-se ressaltar que a obtenção de depósitos de Cu-Zn-Sn via eletroquímica não tem sido suficientemente estudada. Será caracterizado o processo de redução e oxidação dos filmes de Cu-Zn-Sn, bem como investigada a qualidade desses filmes, analisando a composição, morfologia e estruturas dos mesmos por MEV, EDX e/ou EAA e DRX. Finalmente, serão realizados estudos com os efluentes dos processos eletrolíticos (soluções a serem descartadas), devido à importância da diminuição da quantidade dos íons metálicos no efluente para atender aos requisitos da Legislação Ambiental e alcançar a sustentabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, MARCOS F.; CARLOS, IVANI A. Microstructural characterization of Cu-Sn-Zn electrodeposits produced potentiostatically from acid baths based on trisodium nitrilotriacetic. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY, v. 823, p. 737-746, AUG 15 2018. Citações Web of Science: 1.
DE CARVALHO, MARCOS F.; DE BRITO, MATHEUS M.; CARLOS, IVANI A. Study of the influence of the trisodium nitrilotriacetic as a complexing agent on the copper, tin and zinc co-deposition, morphology, chemical composition and structure of electrodeposits. Journal of Electroanalytical Chemistry, v. 763, p. 81-89, FEB 15 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.