Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de métodos para análise de características reprodutivas de fêmeas da raça Nelore

Processo: 09/15010-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Diogo Anastácio Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Genética quantitativa   Longevidade

Resumo

As características reprodutivas são extremamente importantes para o sistema produtivo de carne bovina e, algumas delas, como a idade ao primeiro parto, dias para o parto e tempo de permanência no rebanho (longevidade), são de fácil mensuração e não oneram o sistema produtivo para a obtenção fenotípica de sua expressão. Porém, estas características reprodutivas apresentam herdabilidade de baixa magnitude e, uma das razões, pode ser o fato de estas serem mensuradas apenas nas fêmeas consideradas férteis, com isso, contribui para mascarar a variabilidade genética. Estas características são exemplos de dados censurados, pois muitas matrizes ainda estão em reprodução no momento da avaliação genética. Tratando os dados censurados como não censurados pode haver distorções na inferência e na classificação dos animais e, além disso, a inclusão dos dados censurados nas avaliações pode melhorar a predição dos valores genéticos dos animais. Algumas metodologias têm sido utilizadas para lidar com a censura nas avaliações genéticas como modelos com penalização, modelos hierárquicos bayesianos para dados censurados, análise de sobrevivência e o modelo linear theshold. Porém no Brasil, essas abordagens não vêm sendo muito utilizadas. O presente projeto tem como objetivo estudar as características reprodutivas de idade ao primeiro parto, dias para o parto e tempo de permanência, de fêmeas da raça Nelore, utilizando modelos que tratam as expressões fenotípicas destas características como não censuradas e censuradas, com a finalidade de encontrar modelos adequados para avaliação genética dos animais para estas características.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, D. A.; ROSA, G. J. M.; VALENTE, B. D.; CARVALHEIRO, R.; FERNANDES JUNIOR, G. A.; ALBUQUERQUE, L. G. Evaluation of longevity modeling censored records in Nellore. ANIMAL, v. 11, n. 12, p. 2113-2119, DEC 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Diogo Anastácio. Modelos bayesianos para análise de características reprodutivas de fêmeas Nelore. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.