Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem biológica, identificação e planejamento de novos candidatos a agentes anticâncer a partir de produtos naturais e compostos sintéticos

Processo: 09/15320-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Adriano Defini Andricopulo
Beneficiário:Wanessa Fernanda Altei
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14138-2 - Center for Structural Molecular Biotechnology, AP.CEPID
Assunto(s):Produtos naturais   Neoplasias   Química médica

Resumo

Câncer é a denominação para um grupo de doenças devastadoras caracterizadas pelo crescimento e multiplicação descontrolados de células anormais, que são capazes de invadir estruturas próximas e se espalharem em diversas regiões do organismo. Estas células malignas deixam de responder aos mecanismos de controle e defesa do organismo, duplicando-se continuamente e desordenadamente para criar os tumores.O panorama mundial devastador causado pelo câncer pode ser expresso pelos números que indicam 7,6 milhões de mortes no ano de 2007, representando 13% do total de mortes ocorridas no mundo. Estima-se que em 2020 o número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 500 mil novos casos de câncer são diagnosticados somente no Brasil a cada ano. Os diversos tipos de câncer representam a segunda maior causa de morte no país, situação grave que acompanha uma tendência mundial.O presente projeto de pesquisa de doutorado visa à identificação e o desenvolvimento de novas moléculas com atividade anticâncer, através da triagem de compostos de origem natural e sintética, do planejamento de química medicinal e dos estudos das relações entre a estrutura e atividade (SAR), empregando uma combinação de métodos e estratégias avançadas, que contemplam os aspectos modernos do estado da arte no planejamento de fármacos. Os objetivos propostos neste projeto de pesquisa serão alcançados através do estabelecimento de bases apropriadas para o seu o desenvolvimento pleno, fazendo uso da forte infra-estrutura, competências e organização multidisciplinar de nosso grupo de pesquisa no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural - CBME (CEPID-FAPESP); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas - INBEQMeDI (INCT-CNPq-FAPESP); e do Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas da Organização Mundial de Saúde (OMS); do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Os nossos laboratórios possuem completa infra-estrutura e recursos para a realização plena deste projeto. Um aspecto forte desta proposta é o seu caráter multidisciplinar, que levou ao estabelecimento de colaborações efetivas com grupos de pesquisa de excelência com liderança reconhecida no Brasil nas áreas de produtos naturais, química orgânica sintética e planejamento de fármacos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALTEI, Wanessa Fernanda. Triagem biológica, identificação e planejamento de novos candidatos a agentes anticâncer a partir de produtos naturais e compostos sintéticos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.