Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação de ácido linolênico sobre inflamação, apoptose e neurogênese no hipotálamo

Processo: 09/53606-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Lucas Francisco Ribeiro Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Hipotálamo   Neurogênese   Apoptose   Obesidade   Inflamação

Resumo

Estudos recentes revelam a dieta rica em gordura induz inflamação e ativa vias de sinalizações autópticas que culminam com a morte neuronal em regiões hipotalâmicas envolvidas com o controle da fome e do gasto energético, resultando no desenvolvimento ou perpetuação da obesidade. A composição de ácidos graxos da dieta tem papel central no desenvolvimento da resistência à leptina e da indução da resposta inflamatória, sendo os ácidos graxos saturados de cadeia longa os mais nocivos. Por outro lado, alguns ácidos graxos insaturados desempenham um papel antiinflamatório, protegendo contra a resistência à leptina. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da suplementação com ácido linolênico sobre a resistência à leptina induzida por dieta rica em gordura saturada, sobre a inflamação e apoptose no hipotálamo e sobre a indução de neurogênese. Camundongos Swiss serão tratados por 8 ou 16 semanas com uma dieta rica em gordura saturada. Ambos os grupos serão subdivididos em 4 sub-grupos; controle, mantido na dieta rica em gordura; suplementado, mantido na dieta rica em gordura com ácido linolênico por 8 semanas; descontinuado, transferido para uma dieta comum para roedores; e, descontinuado suplementado, transferido para uma dieta comum com ácido linolênico por 8 semanas. Durante o experimento serão avaliados o consumo calórico e a massa corpórea. Ao final, será determinado consumo de O2/produção de CO2; resposta hipotalâmica funcional à leptina e resposta molecular à mesma, pelas vias JAK2/STAT3 e IRS1-2/FOXO1; expressão hipotalâmica das citosinas TNF-alfa, IL-1beta, IL-6 e IL-10, dos neurotransmissores NPY, AgRP, POMC, TRH, CRH e MCH, dos marcadores de apoptose, BAD, Bcl-2, e caspase-3 clivada e de neurogênese, BrdU, HU, NeuroD e DCX. O presente estudo deve contribuir para avanços no conhecimento a respeito dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da obesidade induzida por dieta e abrir novas perspectivas para a terapêutica da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, GABRIELA F. P.; NOVAES, LUIZ F. T.; AVILA, CAROLINA M.; NASCIMENTO, LUCAS F. R.; VELLOSO, LICIO A.; PILLI, RONALDO A. (-)-Tarchonanthuslactone Exerts a Blood Glucose-Increasing Effect in Experimental Type 2 Diabetes Mellitus. Molecules, v. 20, n. 3, p. 5038-5049, 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Lucas Francisco Ribeiro Do. Ácidos graxos ômega-3 induzem neurogênese predominantemente de células que expressam POMC no hipotálamo. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.