Busca avançada
Ano de início
Entree

O assoalhamento em Bokermannohyla alvarengai (Anura, Hylidae): história natural e adaptações morfo-fisiológicas

Processo: 09/15712-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Denis Otavio Vieira de Andrade
Beneficiário:Fernanda Cruz Centeno
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/14974-7 - O comportamento de assoalhar como defesa contra a quitridiomicose: discriminando os efeitos da temperatura e radiação, BE.EP.DR
Assunto(s):Anfíbios   Regulação da temperatura corporal animal   Herpetologia

Resumo

O conhecimento atual sobre ecologia e conservação dos anfíbios brasileiros ainda é muito restrito. No entanto, conhecer a ecologia das espécies é fundamental para a generalização de padrões comportamentais, testes de hipóteses evolutivas e para o delineamento de medidas de preservação. Assim, esforços imediatos voltados à busca de conhecimentos sobre os aspectos ecológicos das espécies são necessários para a elaboração de medidas mitigatórias e conservacionistas eficientes. Em se tratando de anfíbios, porém, o que existe na maioria dos casos são informações fragmentadas, inclusive dentro de biomas considerados mundialmente prioritários, como é o caso do Cerrado. Dentro do bioma "Cerrado" há ainda que se considerar a situação de espécies que ocorrem em habitats particulares (como regiões de altitude) e com características altamente especializadas. Este é o caso de Bokermannohyla alvarengai (Bokermann 1956), uma espécie que ocorre em regiões de campos rupestres ao longo dos domínios da Serra do Espinhaço. Bokermannohyla alvarengai é uma espécie de altíssimo interesse biológico por ocorrer em áreas de altitude e por apresentar comportamentos bastante incomuns dentre os anuros (por exemplo, o hábito de assoalhar). A despeito destas características de interesse, a história natural desta espécie permanece praticamente desconhecida e, portanto, o objetivo primário do presente estudo é preencher esta lacuna. Para tanto, propomos uma investigação ampla de parâmetros ecológicos básicos obtidos a partir de dados de campo, complementados por dados de coleções científicas e dados disponíveis na literatura. Serão explorados aspectos como morfologia, composição da dieta, biologia reprodutiva, atividade e uso do ambiente. O hábito, raro entre anfíbios, de se expor ao sol também será investigado através de análises morfológicas (e.g., histologia da pele), comportamentais (e.g., dados de uso do habitat na natureza) e fisiológicos (e.g., regulação da temperatura corpórea, mudança fisiológica de cor, balança hídrico, etc.). Além de contribuir com informações básicas sobre a ecologia de B. alvarengai, este projeto pode fornecer subsídios para o manejo e conservação da espécie, bem como para as áreas em que ocorre. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENTENO, FERNANDA C.; ANTONIAZZI, MARTA M.; ANDRADE, DENIS V.; KODAMA, ROBERTO T.; SCIANI, JULIANA M.; PIMENTA, DANIEL C.; JARED, CARLOS. Anuran skin and basking behavior: The case of the treefrog Bokermannohyla alvarengai (Bokermann, 1956). Journal of Morphology, v. 276, n. 10, p. 1172-1182, OCT 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.