Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do consumo de um alimento infantil contendo ácidos graxos ômega 3 e fitosteróis sobre o estresse oxidativo e a gênese da aterosclerose

Processo: 09/15649-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Inar Alves de Castro
Beneficiário:Patrícia Borges Botelho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Estresse oxidativo   Antioxidantes   Fitosteróis   Aterosclerose   Alimentos   Ácidos graxos ômega-3

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morbimortalidade nas nações industrializadas e em desenvolvimento, ocorrendo predominantemente em adultos e idosos. Entretanto, a aterosclerose, o principal processo patológico associado ao desenvolvimento das DVC, inicia-se na juventude, fase onde já ocorrem injúrias ao endotélio e oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), configurando-se a gênese do processo aterosclerótico que irá resultar na formação das placas de ateroma, levando ao comprometimento do vaso na fase adulta. A oxidação da LDL caracteriza-se como um quadro de inflamação crônica que se autopropaga na presença do substrato (LDL) e do estímulo oxidativo gerado pela presença de espécies reativas na camada intima, sítio de ação dos macrófagos sobre as LDL oxidadas. Desta forma, intervenções que visem tanto a redução do substrato (LDL) como da inflamação, poderiam contribuir para uma menor formação de placas de ateroma na fase jovem, reduzindo assim o risco cardiovascular na fase adulta. Nesse aspecto, vários estudos têm sugerido que uma das causas de insucesso nos modelos de intervenção nutricional ou suplementação, deve-se a fase tardia na qual são implementados em relação à progressão da doença. Entre os diversos compostos bioativos presentes nos alimentos que apresentam potencial para reduzir as concentrações de LDL no plasma e de eicosainóides pró-inflamatórios, destacam-se os fitosteróis e os ácidos graxos polinsaturados Omega 3 (N3 PUFA), respectivamente. Desta forma, o objetivo deste estudo será de suplementar camundongos Knockout LDLr com uma combinação de fitosteróis e N3 PUFA na infância, e avaliar o efeito dessa suplementação no perfil lipoproteico e em biomarcadores inflamatórios após a indução da inflamação na fase adulta. Na primeira fase, será selecionada a forma de suplementação com N3 PUFA, onde três fontes alternativas serão avaliadas: óleo de peixe contendo ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), óleo de alga contendo DHA e óleo de Echium contendo ácido estearidônico (SDA). A seguir, o efeito da combinação de fitosteróis e do N3 PUFA, selecionado na etapa anterior, sobre os biomarcadores de inflamação e estresse oxidativo será avaliado através da suplementação de camundongos recém-desmamados, submetidos a uma dieta hiperlipídica na fase adulta. Na terceira e última etapa, será desenvolvido um alimento funcional contendo fitosteróis e N3 PUFA, sendo sua estabilidade físico-química, sensorial e microbiológica avaliada durante o shelf-life. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOTELHO, PATRICIA BORGES; GUIMARAES, JESSICA PEREIRA; MARIANO, KARINA ROCHA; AFONSO, MILESSA DA SILVA; KOIKE, MARCIA KIYOMI; PITA LOTTENBERG, ANA MARIA; CASTRO, INAR ALVES. Effect of echium oil combined with phytosterols on biomarkers of atherosclerosis in LDLr-knockout mice: Echium oil is a potential alternative to marine oils for use in functional foods. EUROPEAN JOURNAL OF LIPID SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 117, n. 10, p. 1561-1568, OCT 2015. Citações Web of Science: 4.
BOTELHO, PATRICIA BORGES; MARIANO, KARINA DA ROCHA; ROGERO, MARCELO MACEDO; DE CASTRO, INAR ALVES. Effect of Echium oil compared with marine oils on lipid profile and inhibition of hepatic steatosis in LDLr knockout mice. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 12, MAR 19 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.