Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição à análise de estabilidade transitória, em duas escalas de tempo, de sistemas elétricos de potência via métodos diretos

Processo: 09/16083-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Edson Aparecido Rozas Theodoro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade transitória

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar a presença de diferentes escalas de tempo nos modelos matemáticos que descrevem a dinâmica dos sistemas elétricos de potência (SEPs) e explorá-los na a análise de estabilidade transitória dos mesmos. Em particular será estudado o método do Ponto de Equilíbrio Instável de Controle (PEIC) para modelos de SEPs com duas escalas de tempo. Para tanto as bases teóricas do método PEIC, para sistemas com duas escalas de tempo, serão estudadas e os desenvolvimentos necessários à aplicação do mesmo à análise de estabilidade transitória de SEPs, tais como funções de energia para modelos de SEPs com duas escalas de tempo e o algoritmo numérico para o cálculo do PEIC em sistemas com duas escalas de tempo, serão realizados a fim de evidenciar as melhorias e possíveis limitações deste novo método quando comparado ao método PEIC tradicional.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THEODORO, Edson Aparecido Rozas. Contribuição à análise de estabilidade transitória, em duas escalas de tempo, de sistemas elétricos de potência via métodos diretos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.