Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel biológico do gene homeobox hoxa10 em carcinomas espinocelulares orais

Processo: 09/53870-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ricardo Della Coletta
Beneficiário:Manoela Carrera Martinez Cavalcante Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prognóstico   Neoplasias bucais

Resumo

Inúmeros estudos demonstraram uma expressão desregulada dos membros da família HOX de genes homeobox em cânceres. Estudo prévio do nosso laboratório analisou o perfil de expressão dos 39 genes da família HOX em amostras orais de tecido normal e carcinoma espinocelular (CEC), identificando alguns genes diferencialmente expressos. Dentre estes genes está HOXA10. Levando em consideração que a expressão desregulada do gene HOXA10 foi associada com o desenvolvimento de leucemias e fenótipos importantes para a ontogênese, incluindo proliferação, apoptose e invasão celular, e que HOXA10 foi expresso por amostras de CEC oral, mas não por amostras de mucosa oral normal, o objetivo deste estudo é compreender o papel biológico do gene HOXA10 no câncer oral. Para tanto, pretende-se avaliar os efeitos da super-expressão e da neutralização do gene HOXA10 na modulação dos principais eventos biológicos associados ao fenótipo das células tumorais e determinar o valor prognóstico deste gene para pacientes afetados por câncer oral. É importante ressaltar que este projeto não tem o objetivo de esgotar todos os aspectos do envolvimento do gene HOXA10 no câncer oral. Contudo, assumindo que a expressão alterada do gene HOXA10 pode promover fenótipos importantes para a ontogênese, uma análise ampla e profunda pode colaborar com o conhecimento da função deste gene nos fenótipos e estágios específicos da ontogênese oral. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Manoela Carrera Martinez Cavalcante. Avaliação do papel biológico do gene homeobox HOXA10 em carcinomas espinocelulares orais. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.