Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício físico na inflamação pulmonar e na resposta imunológica sistêmica em pacientes com asma persistente moderada ou grave

Processo: 09/53817-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:Felipe Augusto Rodrigues Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Pneumonia   Síndrome de resposta inflamatória sistêmica   Asma   Reabilitação pulmonar

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica da vias aéreas de intensa imunoregulação. O exercício físico apresenta efeitos antiinflamatórios e imunoreguladores tanto aguda como cronicamente, que podem ser importantes no manejo clínico da asma, entretanto estes efeitos são pouco conhecidos. Objetivos: Verificar o efeito agudo e crônico do exercício físico na resposta imunológica e inflamação pulmonar de pacientes com asma persistente moderada ou grave. Casuística e Métodos: Serão estudados 60 adultos asmáticos divididos aleatoriamente em dois grupos: treinado (GT; n=30) e controle (GC; n=30) e um grupo não asmático (GNA; n=20) (não alérgicos e não riníticos). O efeito agudo do exercício na resposta imune será comparado entre os pacientes asmáticos (GC e GT) e os indivíduos do GNA. O efeito crônico do exercício físico será comparado entre os grupos GC e GT. Os pacientes do GC serão submetidos a um programa educacional e a um programa de exercícios respiratórios enquanto os pacientes do GT serão submetidos a todos os procedimentos do grupo controle e a um programa de condicionamento físico aeróbio. A resposta imune será comparada pela avaliação do perfil plasmático das citosinas Th1 (fator de necrose tumoral, interleucina-6 (IL-6), IL-8 e IL-2), Th2 (IL-4, IL-5 e IL13) e regulatórias (IL-10 e IL-1ra) e mediadores imunoregulatórios (osteopontina e cortisol). Para isto, uma amostra do sangue dos pacientes e do grupo controle será coletada antes e após o programa de treinamento físico e o nível destas citosinas será avaliado utilizando-se kits comerciais. Além disto, todos os pacientes realizarão uma prova de função pulmonar, um teste cardiopulmonar de esforço e um exame de escarro induzido. O controle clínico da asma será avaliado mensalmente. A análise estatística será realizada utilizando-se os testes de Analise de Variância (ANOVA) de dois fatores, teste pot-hoc de Bonferroni e o teste-t de Student. O nível de significância para todos os testes será ajustado para 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais fôlego e autoestima  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, FELIPE A. R.; FRANCA-PINTO, ANDREZZA; MARTINS, MILTON A.; CUKIER, ALBERTO; STELMACH, RAFAEL; GIAVINA-BIANCHI, PEDRO; CARVALHO, CELSO R. F. Seasonal changes influence the improvement in asthma symptoms by exercise training in subjects with asthma{*}{*}. JOURNAL OF ASTHMA, v. 56, n. 6, p. 674-679, JUN 3 2019. Citações Web of Science: 1.
FRANCA-PINTO, ANDREZZA; MENDES, FELIPE A. R.; DE CARVALHO-PINTO, REGINA MARIA; AGONDI, ROSANA CAMARA; CUKIER, ALBERTO; STELMACH, RAFAEL; SARAIVA-ROMANHOLO, BEATRIZ M.; KALIL, JORGE; MARTINS, MILTON A.; GIAVINA-BIANCHI, PEDRO; CARVALHO, CELSO R. F. Aerobic training decreases bronchial hyperresponsiveness and systemic inflammation in patients with moderate or severe asthma: a randomised controlled trial. THORAX, v. 70, n. 8, p. 732-739, AUG 2015. Citações Web of Science: 54.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Felipe Augusto Rodrigues. Efeito do exercício físico na inflamação pulmonar e na resposta imunológica sistêmica em pacientes com asma persistente moderada ou grave. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.