Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do papel funcional do gene ndrg4 na tumorigenese

Processo: 09/53819-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Anamaria Aranha Camargo
Beneficiário:Ricardo Pereira de Moura
Instituição-sede: Laboratório de Biologia Molecular e Genômica. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Metilação

Resumo

Recentemente, foi conduzido em nosso laboratório um projeto cujo objetivo foi a identificação de genes diferencialmente metilados em linhagens tumorais de mama. Neste projeto, 3 linhagens tumorais de mama (MCF-7, MDA-MB-231 e MDA-MB- 435) foram tratadas com o agente desmetilante 5-aza-2'deoxicitidina com o objetivo de identificar genes diferencialmente metilados nessas linhagens. A indução dos genes após o tratamento foi avaliada através de hibridizações em microarrays contendo 4.800 genes humanos. Dentre os genes induzidos pelo tratamento está o gene NDRG4 (N-myc downregulated gene 4). A proteína codificada por este gene pertence a uma família de proteínas citoplasmáticas da superfamília das alfa/beta hidrolases e compreende quatro membros denominados NDRG1-4. Embora dois membros da família NDRG (NDRG1 e 2) tenham sido correlacionados com o processo de formação e progressão de tumores; o papel dos genes NDRG3 e NDRG4 não é bem conhecido. Estudos recentes em tumores colorretais sugerem que a hipermetilação na região promotora do gene NDRG4 possa ser utilizada como marcador molecular e que esse gene atue como um gene supressor de tumor. Em uma análise preliminar conduzida em nosso laboratório, verificamos que os níveis de expressão do gene NDRG4 estão significativamente diminuídos em linhagens tumorais de mama com maior potencial metastático e que a diminuição de expressão observada está diretamente relacionada com a presença de metilação na região promotora do gene. Em vista disso, este projeto tem como objetivo dar continuidade aos nossos estudos e investigar a freqüência de metilação do gene NDRG4 e o padrão de expressão da proteína em tumores primários de mama, correlacionando os achados com dados clínico-patológicos das pacientes e em seguida, avaliar o papel do gene NDRG4 na formação e progressão tumoral através de silenciamento por interferência RNA (RNAi). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANDREY, ELISA H. F.; MOURA, RICARDO P.; ANDRADE, LUCIANA N. S.; MACHADO, CAMILA L.; CAMPESATO, LUIZ FELIPE; LEITE, KATIA RAMOS M.; INOUE, LILIAN T.; ASPRINO, PAULA F.; DA SILVA, ANA PAULA M.; DE BARROS, ALFREDO CARLOS S. D.; CARVALHO, ANDRE; DE LIMA, VLADMIR C.; CARRARO, DIRCE M.; BRENTANI, HELENA P.; DA CUNHA, ISABELA W.; SOARES, FERNANDO A.; PARMIGIANI, RAPHAEL B.; CHAMMAS, ROGER; CAMARGO, ANAMARIA A.; COSTA, ERICO T. NDRG4 promoter hypermethylation is a mechanistic biomarker associated with metastatic progression in breast cancer patients. NPJ BREAST CANCER, v. 5, APR 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.