Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta lipogênica dos diferentes coxins adiposos sob condição normal e em excesso de glicocorticóide

Processo: 09/54058-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Patricia Chimin
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipogênese   Tecido adiposo   Síndrome de Cushing

Resumo

O estudo do tecido adiposo, particularmente do adipócito, é central para o entendimento das anormalidades associadas com o desenvolvimento da obesidade. Os avanços da pesquisa sobre suas propriedades metabólicas (capacidade de produzir hormônios atuantes em processos fisiológicos) estão revolucionando conceitos sobre sua fisiologia. A funcionalidade do adipócito é perdida durante a obesidade e tem sido relacionada com o desenvolvimento da hipertrofia celular, com desequilíbrio entre lipogênese e lipólise, e com alterações da sensibilidade a sinais externos, entre outros. Os hormônios glicocorticóides constituem um componente integral na resposta ao estresse, e uma das manifestações de seu excesso é a Síndrome de Cushing que, entre outros efeitos, causam acúmulo de tecido adiposo central. Ainda não se sabe ao certo quais são os efeitos dos glicocorticóides sobre o metabolismo do tecido adiposo responsáveis por esta forma característica de distribuição, sendo que os poucos estudos até então enfatizaram a resposta à lipólise. Uma vez que a lipogênese promove a estocagem de triacilgliceróis, torna-se necessário também investigar se as atividades enzimáticas envolvidas nesse processo sofrem algum tipo de alteração em resposta ao excesso de glicocorticóides. A determinação desses fatores poderia trazer um melhor entendimento sobre esse acúmulo central de tecido adiposo e, dessa forma, promover insights sobre outras patologias que também apresentam essa característica, como por exemplo, a síndrome metabólica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIMIN, P.; FARIAS, T. DA S. M.; TORRES-LEAL, F. L.; BOLSONI-LOPES, A.; CAMPANA, A. B.; ANDREOTTI, S.; LIMA, F. B. Chronic glucocorticoid treatment enhances lipogenic activity in visceral adipocytes of male Wistar rats. ACTA PHYSIOLOGICA, v. 211, n. 2, p. 409-420, JUN 2014. Citações Web of Science: 23.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.