Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da PKM sobre as influências contextuais na sensibilização locomotora induzida pela anfetamina

Processo: 09/16305-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Douglas Senna Engelke
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Proteínas quinases   Anfetamina   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Memória (psicologia)

Resumo

Uma das teorias neurobiológicas da dependência de drogas sugere que a mesma seja decorrente de um processo de usurpação dos mecanismos fisiológicos de aprendizagem e memória devido à intensa plasticidade em circuitos corticais e límbicos recrutados durante os comportamentos de busca e de obtenção da droga. Dentre os diversos modelos animais de dependência de drogas, a sensibilização locomotora estuda as alterações que ocorrem na transição do uso para o abuso da droga. Alguns estudos apontam para a relação dessa tarefa com memória e contexto, no entanto poucos desses têm focado nos mecanismos de manutenção dessa sensibilização. A manutenção das memórias é um processo altamente complexo que envolve diversos mecanismos moleculares, no entanto sugere-se que a Proteína Cinase M Zeta (PKMζ) é necessária e suficiente para esta manutenção. Embora pouco se saiba sobre os mecanismos neuroquímicos envolvidos na ação da PKMζ, sabe-se que esta cinase supraregula a expressão de receptores AMPA do tipo GluR2, e consequentemente, promove intensa plasticidade em regiões límbicas e corticais. Portanto acreditamos que exista uma relação da proteína PKMζ com a dependência à anfetamina. Para tanto, será estudado (1) quão duradoura e dependente de contexto é a sensibilização locomotora induzida por anfetamina; (2) a expressão de PKMζ no hipocampo, nucleus accumbens e córtex frontal. Nossa hipótese experimental é que com haverá uma relação contextual da sensibilização locomotora e que a expressão de PKMζ estará associada a essa memória. Estudar a expressão de PKMζ nas principais estruturas relacionadas a sensibilização permitirá uma melhor compreensão da dinâmica da sensibilização da via mesolímbica podendo trazer à tona um importante alvo de prevenção e tratamento da dependência de drogas, córtex préfrontal, estriado dorsal, estriado ventral, hipocampo e amígdala de animais submetidos ao protocolo da preferência condicionada ao local induzida pelo etanol. Nossa hipótese experimental é que com a inibição da expressão da PKMzeta, haverá um enfraquecimento da memória associativa apetitiva induzida pelo etanol, o que poderia trazer à tona um importante alvo terapêutico para o tratamento da dependência de drogas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENGELKE, DOUGLAS SENNA; FILEV, RENATO; MELLO, LUIZ E.; SANTOS-JUNIOR, JAIR GUILHERME. Evidence of memory generalization in contextual locomotor sensitization induced by amphetamine. Behavioural Brain Research, v. 317, p. 522-527, JAN 15 2017. Citações Web of Science: 1.
TORTORELLI, LUCAS SILVA; ENGELKE, DOUGLAS SENNA; LUNARDI, PAULA; MELLO E SOUZA, TADEU; SANTOS-JUNIOR, JAIR GUILHERME; GONCALVES, CARLOS-ALBERTO. Cocaine counteracts LPS-induced hypolocomotion and triggers locomotor sensitization expression. Behavioural Brain Research, v. 287, p. 226-229, JUL 1 2015. Citações Web of Science: 5.
COELHOSO, CASSIA C.; ENGELKE, DOUGLAS S.; FILEV, RENATO; SILVEIRA, DARTIU X.; MELLO, LUIZ E.; SANTOS-JUNIOR, JAIR G. Temporal and Behavioral Variability in Cannabinoid Receptor Expression in Outbred Mice Submitted to Ethanol-Induced Locomotor Sensitization Paradigm. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 37, n. 9, p. 1516-1526, SEP 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.