Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da proteína K1 de diferentes genótipos do herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi / Herpesvírus humano tipo 8 na expressão gênica de células endoteliais humanas in vitro

Processo: 09/16311-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Deilson Elgui de Oliveira
Beneficiário:Carolina de Almeida Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Proteína K1   Sarcoma de Kaposi   Expressão gênica   Células endoteliais

Resumo

O herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi / herpesvírus humano tipo 8 (KSHV/HHV-8) participa do desenvolvimento do sarcoma de Kaposi e de algumas doenças linfoproliferativas, notadamente em indivíduos imunocomprometidos. Embora o vírus seja encontrado em fase de latência na maior parte das células neoplásicas infectadas, alguns produtos virais de ciclo lítico também podem ter participação na patogênese dos cânceres associados ao KSHV/HHV-8. Dentre estes destaca-se a proteína K1, que interfere na transdução de sinais intracelulares, favorecendo a proliferação e sobrevivência da célula infectada pelo KSHV/HHV-8. K1 é codificada pela ORF-K1, que apresenta elevada variabilidade em relação aos outros segmentos do genoma viral e é comumente empregada para a genotipagem do KSHV/HHV-8. Até o momento não se sabe se os diferentes genótipos virais apresentam características biológicas distintas, com consequências no potencial cancerígeno do KSHV/HHV-8. Assim, o presente estudo visa verificar se células endoteliais humanas primárias expressando diferentes formas da proteína K1 do KSHV/HHV-8 apresentam mudanças na expressão de genes celulares críticos na carcinogênese. Vetores de expressão contendo a ORF-K1 de genótipos A, B e C do KSHV/HHV-8 serão transfectados em células endoteliais de cordão umbilical humano (HUVECs). Constatada a expressão de K1, as células serão submetidas a análise de da expressão em nível transcricional de genes celulares selecionados empregando-se PCR quantitativa em tempo real. Os resultados serão analisados a fim de se verificar eventuais modificações no fenótipo celular in vitro e na expressão dos genes celulares avaliados na dependência das diferentes formas de K1 expressas pelas células endoteliais transfectadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, CAROLINA V.; ZAMAME, JOFER A.; ROMAGNOLI, GRAZIELA G.; RODRIGUES, CECILIA P.; MAGALHAES, MARIANNA B.; AMEDEI, AMEDEO; KANENO, RAMON. Treatment of colon cancer cells with 5-fluorouracil can improve the effectiveness of RNA-transfected antitumor dendritic cell vaccine. ONCOLOGY REPORTS, v. 38, n. 1, p. 561-568, JUL 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Carolina de Almeida. Baixas Doses de 5-fluorouracil aumentam a atividade antitumoral de células dendríticas transfectadas com RNA de células de câncer colorretal. 2013. 76 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.