Busca avançada
Ano de início
Entree

Energia e relações internacionais: análise comparada das políticas energéticas de Brasil, China e Índia

Processo: 09/16638-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Paulo César Souza Manduca
Beneficiário:Henry Iure de Paiva Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Brasil   Política energética

Resumo

Em decorrência das previsões de desenvolvimento econômico no Brasil, na China e na Índia, e da perspectiva de sua crescente demanda energética em razão dessa realidade, a expectativa é de que esses Estados continuem dependentes de energia importada. Apesar de a política energética desses países preverem diversas ações visando racionalizar a produção e o consumo de energia nacional, Brasil, China e Índia continuarão imersos num cenário internacional onde existe uma disputa por recursos energéticos, o que exige o estabelecimento de estratégias de ação visando obter as melhores condições possíveis nas interações que se desenvolvem no mercado mundial de importação de energia. O objeto inicial de estudo da presente pesquisa se insere nesse contexto, buscando analisar a política energética internacional de Brasil, China e Índia, de modo a compreender quais são (1) os interesses e objetivos a serem perseguidos e (2) as medidas e ações efetivas voltadas à execução das estratégias para promover a segurança do abastecimento a partir de países fornecedores (dependência de energia externa). De modo a complementar a compreensão sobre qual o objeto de estudo da pesquisa descrita neste projeto, pode-se dizer que, a partir da análise da posição e execução da política energética internacional de Brasil, China e Índia, pretende-se examinar os impactos e constrangimentos que sua efetivação causa nos interesses estratégicos dos Estados Unidos, como forma de entender sua repercussão no domínio dos países desenvolvidos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Henry Iure de Paiva. As dimensões militares, ambientais e econômicas da segurança energética : análise a partir dos desafios e oportunidades do Brasil no contexto internacional. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.