Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeoquímica do nitrogênio em áreas variáveis de afluência

Processo: 09/54445-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Luiz Felippe Salemi
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Nitrogênio   Biogeoquímica

Resumo

Com o advento dos bio-combustíveis ganhando cada vez mais atenção diante da problemática do aquecimento global, há a previsão do aumento de áreas cultivadas com cana-de-açúcar no Brasil como um todo. Com a expansão dessa cultura, há também a concomitante elevação do uso de fertilizantes nitrogenados para o suprimento nutricional dessa cultura semi-perene. Todavia, o nitrogênio aplicado às plantações não só afetará a produção agrícola, mas também tem e terá implicações para a qualidade de água das bacias em que se inserem esses plantios. Nesse contexto, as zonas de solos saturáveis que se distribuem ao longo das margens dos rios ou mesmo em como outras regiões das microbacias hidrográficas bem como as matas ciliares que deveriam estar protegendo o solo assim como a água, têm a função de mitigar os possíveis efeitos perniciosos das práticas agrícolas de manejo incluindo a adubação a base de nitrogênio sobre os recursos hídricos. Nesse cenário, a presente proposta pretende modelar a distribuição espaço-temporal das zonas de solo saturáveis em duas microbacias com os seguintes usos do solo: (1) predomínio de cana-de-açúcar com um pouco de pastagem às margens do riacho e (2) predomínio de floresta. Posteriormente, pretende-se realizar a validação hidrológica e biogeoquímica do modelo por meio de trabalho de campo. O objetivo da presente proposta é entender a dinâmica espaço-temporal dessas zonas de solos saturáveis nas microbacias supramencionadas e elucidar o possível funcionamento biogeoquímico diferenciado que essas áreas possuem no tocante ao nitrogênio. O presente estudo está inserido no projeto temático do programa "Mudanças Sócioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para a Conservação" (FAPESP 2006/60954-4). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALEMI, Luiz Felippe. Dinâmica da água e do nitrogênio em áreas variáveis de afluência: um estudo de caso em uma microbacia coberta predominantemente por cana-de-açúcar. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.