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Intervenção precoce na deficiência auditiva: repercussões no desenvolvimento de habilidades auditivas, percepção e produção de fala

Processo: 09/17367-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes
Beneficiário:Maria Carolina Versolatto Cavanaugh
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acompanhamento audiológico | Desenvolvimento Da Criança Deficiente Auditiva | Saúde Auditiva Infantil | Serviço Em Alta Complexidade Em Saúde Auditiva | Serviço Público Em Interveção Precoce | Serviço Em Saúde Auditiva

Resumo

Este projeto tem como proposta investigar relações entre características demográficas, audiológicas e familiares: grau da deficiência auditiva, idade de uso da amplificação sonora, envolvimento familiar e adesão ao tratamento, e resultados obtidos, após dois anos de intervenção, no desempenho em habilidades auditivas e lingüísticas de percepção e produção de fala em crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos (aparelhos de amplificação sonora individual ou implante coclear), atendidas em serviço de saúde auditiva infantil. Múltiplas variáveis determinam o prognóstico de desenvolvimento de linguagem oral, conseqüentemente, a mensuração de resultados no médio e longo prazo das crianças em processo terapêutico na rede de saúde auditiva torna-se necessária, dado o grande investimento na implementação de programas de triagem auditiva neonatal (TAN) e diagnóstico audiológico no primeiro ano de vida, que tem gerado demanda crescente para intervenção. Esta pesquisa visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde auditiva, particularmente no acompanhamento e reabilitação das crianças adaptadas com dispositivos eletrônicos. O método proposto pretende, através do estabelecimento de relações entre as variáveis e da análise de clusters, identificar aquelas que têm maior repercussão nos resultados positivos de habilidades auditivas e de linguagem. Os resultados irão subsidiar a sistematização de processos e pontos de medida no processo terapêutico que monitorem o desenvolvimento da criança e fortaleçam a articulação do acompanhamento da criança deficiente auditiva nos serviços de alta complexidade, a reabilitação realizada na rede municipal, incluindo o envolvimento da atenção primária como parte integrante do processo de adesão ao tratamento.

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