Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo inverso baseado em sinais de vibração e tensão estrutural para a determinação do padrão de escoamento bifásico em tubulações

Processo: 09/17424-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
Beneficiário:Luis Enrique Ortiz Vidal
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escoamento bifásico   Interação fluido-estrutura

Resumo

O monitoramento em tempo real (well logging) da produção de petróleo e gás é um dos aspectos mais importantes no gerenciamento de um campo. Como exemplo, o monitoramento é responsável pelo provimento de informações sobre os padrões de escoamento e taxas de produção de cada um dos poços de um determinado reservatório, o que é critico para a otimização da vida útil dos poços. A aplicação de modelos físicos dependentes do padrão de escoamento é a abordagem comumente observada na prática. Por outro lado, inúmeras técnicas inversas baseadas em métodos heurísticos têm sido propostas para a determinação dos padrões de escoamento e taxas de produção. Uma característica marcante quando se observa escoamentos em tubulações e a vibração induzida por escoamento, comum no setor industrial. As vibrações produzem instabilidades estruturais que devem ser evitadas. A vibração induzida por escoamento (FIV) e a interação fluido-estrutura (FSI) dependem sobremaneira de uma série de parâmetros do escoamento bifásico, incluindo o padrão de escoamento. Não foi encontrado nenhum trabalho na literatura sobre modelagem inversa para predição de padrões de escoamento a partir de sinais de tensão ou deformação estrutural. Isso posto, os objetivos principais deste projeto de pesquisa são: (i) estudo experimental da vibração induzida pelos diversos padrões de escoamento gás-líquido em tubulações vertical e horizontal; (ii) modelagem fenomenológica unidimensional para a previsão dos parâmetros do escoamento bifásico (padrão de escoamento, fração de vazio e deslizamento das fases); (iii) modelagem unidimensional do problema dinâmico de tensões, deformações, vibrações mecânicas e da interação fluido bifásico-estrutura; e (iv) modelagem inversa, baseada em modelos físicos, para predição de padrões de escoamento a partir de sinais de vibração, tensão ou deformação estrutural. A bateria de testes experimentais será conduzida nas instalações multifásicas do Laboratório de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. O foco será dirigido a escoamentos de misturas ar-água em tubulações de aço de 2 polegadas horizontal e vertical com 10 metros de altura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTIZ VIDAL, LUIS ENRIQUE; HERNANDEZ RODRIGUEZ, OSCAR MAURICIO; ESTEVAM, VALDIR; LOPES, DIVONSIR. Experimental investigation of gravitational gas separation in an inclined annular channel. EXPERIMENTAL THERMAL AND FLUID SCIENCE, v. 39, p. 17-25, MAY 2012. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDAL, Luis Enrique Ortiz. Método inverso baseado em sinais de vibração estrutural para a determinação de velocidade da mistura, fração de vazio homogênea e padrões de escoamento bifásico em tubulações. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.