Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de síntese, conformação e atividade biológica da gomesina e análogos através de diferentes metodologias

Processo: 09/54558-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Antonio de Miranda
Beneficiário:Tatiana Moreira Domingues
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/56480-0 - Síntese e estudos de peptídeos e análogos envolvidos principalmente no sistema renina-angiotensina e calicreína-cinina, AP.TEM
Assunto(s):Síntese de peptídeos   Farmacologia   Gomesina

Resumo

A gomesina (Gm) é um potente peptídeo antimicrobiano catiônico e apresenta um largo espectro de ação. A Gm e análogos serão sintetizados pela metodologia de fase sólida, utilizando-se a estratégia t-Boc. Neste projeto, investigaremos a interação da Gm e de seus análogos com vesículas unilamelares gigantes (GUVs), compostas por membranas lipídicas de POPC ou POPC/POPG, através de microscopias óticas de contraste de fase e fluorescencia. Também serão utilizadas vesículas unilamelares grandes (LUVs), de POPC ou POPC/POPG, as quais terão sua interação com a Gm e seus análogos testada pela técnica de calorimetria de titulação isotérmica (ITC). As mudanças conformacionais e a interação destes compostos em diferentes meios serão analisadas por espectroscopias de dicroísmo circular (CD) e de fluorescência e por ressonância paramagnética eletrônica (RPE). Para as análises de fluorescência, serão desenhados peptídeos com a inserção do resíduo de triptofano em diferentes posições da cadeia e para as de RPE será incorporada a sonda paramagnética TOAC. Todos os estudos de interação peptídeo/vesícula e mudanças conformacionais serão correlacionados com os resultados das atividades antimicrobianas, hemolítica e antitumoral destes peptídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, TATIANA M.; PEREZ, KATIA R.; MIRANDA, ANTONIO; RISKE, KARIN A. Comparative study of the mechanism of action of the antimicrobial peptide gomesin and its linear analogue: The role of the beta-hairpin structure. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1848, n. 10, A, p. 2414-2421, OCT 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.