Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do gene Slc11a1 na modulação da resposta imune na artrite induzida por pristane em camundongos selecionados para resposta inflamatória aguda

Processo: 09/18414-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Mara Adriana Corrêa Giacoia
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteinases   Seleção genética   Inflamação   Macrófagos   Artrite experimental

Resumo

A artrite reumatóide é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação crônica das articulações com destruição da cartilagem e dos ossos. A intensa degradação do colágeno é um processo irreversível e contribui para a perda da função articular. Vários modelos foram desenvolvidos para induzir a artrite em animais e reproduzir os efeitos da artrite reumatóide desencadeados em humanos. Quatro sublinhagens de camundongos homozigotas para os alelos de R e S do gene Slc11a1 foram produzidas por meio de cruzamentos assistidos por genotipagem. Trabalhos do grupo realizados com estas sublinhagens mostraram a participação do gene Slc11a1 na modulação da artrite experimental induzida por pristane (PIA) e sugerem que a região cromossômica onde está localizado o gene Slc11a1 no cromossomo 1 seja uma região reguladora da resposta inflamatória aguda e da suscetibilidade à PIA. O gene Slc11a1 regula a atividade macrofágica e a replicação de patógenos intracelulares por meio da modulação do transporte de íons importantes no ambiente fagossomal. Os macrófagos apresentam um papel crucial na interação da imunidade inata com a imunidade adaptativa e têm grande participação nas fases aguda e crônica da artrite reumatóide. Assim, o presente estudo tem por objetivo investigar o perfil de expressão gênica e protéica dos macrófagos das sublinhagens de alta reatividade inflamatória (susceptíveis à artrite) homozigotas para os alelos R e S do gene Slc11a1, bem como, o envolvimento de metaloproteases endógenas no processo de artrite experimental induzida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, MARA A.; CANHAMERO, TATIANE; BORREGO, ANDREA; KATZ, IANA S. S.; JENSEN, JOSE R.; GUERRA, JOSE LUIZ; CABRERA, WAFA H. K.; STAROBINAS, NANCY; FERNANDES, JUSSARA G.; RIBEIRO, ORLANDO G.; IBANEZ, OLGA M.; DE FRANCO, MARCELO. Slc11a1 (Nramp-1) gene modulates immune-inflammation genes in macrophages during pristane-induced arthritis in mice. Inflammation Research, v. 66, n. 11, p. 969-980, NOV 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.