Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de vias de sinalização envolvidas na resistência de células leucêmicas a quimioterápicos: uma abordagem computacional

Processo: 09/18424-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carmen Veríssima Ferreira
Beneficiário:Renato Milani
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Transdução de sinais   Leucemia

Resumo

A leucemia mielóide crônica, caracterizada principalmente pelo gene de fusão BCR-ABL, ainda apresenta deficiências no tratamento de pacientes, como ocorre com outros tipos de câncer. A resistência a quimioterápicos é um dos principais obstáculos para o sucesso de terapias para essa doença. Assim, a identificação dos mecanismos moleculares que promovem e mantêm o fenótipo resistente a múltiplas drogas é de extrema importância para a evolução dos protocolos terapêuticos. Contudo, ainda pouco se sabe sobre as vias de sinalização envolvidas. Portanto, o mapeamento dos eventos de sinalização celular das células resistentes pode gerar informações úteis para o entendimento da resistência, bem como apontar alvos para a intervenção farmacológica. Recentemente, nosso grupo definiu os perfis de expressão gênica, quinômico, proteômico e fosfoproteômico nas células K562 e Lucena, além de ter desenvolvido uma metodologia de análise computacional em larga escala de microarranjos. Proteínas envolvidas em diferentes processos celulares estão significativamente mais expressas e/ou hiperfosforiladas nas células Lucena (resistente). No entanto, os dados obtidos são bastante numerosos e necessitam de validação por outras técnicas. Assim, o objetivo deste projeto é investigar o mapa metabólico obtido através de diferentes técnicas como western blotting, RNAi, co-imunoprecipitação, dentre outras, depois de um estudo computacional aprofundado buscando a seleção dos melhores alvos através de uma abordagem de Biologia de Sistemas, que envolve a análise do contexto biológico geral relacionado ao mecanismo de resistência, como vias metabólicas e de sinalização e interações entre proteínas. Por fim, será realizado o silenciamento dos principais alvos identificados para correlacioná-los com o processo de resistência.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILANI, Renato. Mapeamento de vias de sinalização envolvidas na resistência a quimioterápicos em células leucêmicas : uma abordagem computacional. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.