Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção química do metabolismo secundário de fungos endofíticos isolados de maçã (Malus domestica) e goiaba (Psidium guajava)

Processo: 09/18584-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Edson Rodrigues Filho
Beneficiário:Lívia Soman de Medeiros
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Maçã   Fungos   Penicillium   Produtos naturais   Goiaba   Cladosporium

Resumo

O presente projeto de doutorado, proposto para a aluna Lívia Soman de Medeiros, visa o estudo da produção de metabólitos secundários por micro-organismos endofíticos isolados de goiaba e maçã. A literatura mostra alguns trabalhos com essas plantas. Porém esses estudos tratam de outros órgãos como folhas, raízes, etc, com uma preocupação mais agronômica. A presente proposta de trabalhos visa o estudo da microbiologia/química da parte comestível dos frutos. O fungo Cladosporium uredinicola e duas espécies de Penicillium já foram isolados como endofíticos de goiaba e maçã respectivamente, em estudos anteriores realizados em nosso grupo de pesquisa. Durante esses estudos, verificou-se que C. uredinicola é um bom produtor de depsídeos. Alguns destes compostos, isolados a partir do cultivo do fungo em meio de cultura esterilizado, mostraram uma interessante atividade antimicrobiana frente a algumas bactérias testadas, destacando-se a atividade bactericida contra Pseudomonas aeruginosa e Bacillus subtilis. Outro resultado bastante interessante foi a detecção, via experimentos em LC-MS/MS, dos mesmos depsídeos produzidos pelo fungo em polpa de goiaba. Estes resultados inspiram o presente projeto de pesquisa no aprofundamento dos estudos voltados para o metabolismo da microbiota de frutos comestíveis. Focando a possibilidade da descoberta de produtos naturais bioativo, nosso principal objetivo é investigar os metabólitos secundários mais comumente produzidos pelos fungos endofíticos, em meios de cultura convencionais, assim como estudar o metabolismo induzido destes micro-organismos através de modificações no meio de cultivo dos mesmos, e por fim verificar a habilidade destes em biotransformações de substratos de interesse, principalmente análogos de compostos endógenos nos frutos. O desenvolvimento do projeto prevê o uso intensivo de diversas técnicas cromatográficas, espectrometria de massas e espectroscopia de RMN para interpretação e contextualização dos resultados obtidos, bem como o maior aprimoramento em análises orgânicas durante o projeto de doutorado proposto para a aluna.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS, LIVIA SOMAN; DA SILVA, JOSE VINICIUS; ABREU, LUCAS MAGALHAES; PFENNING, LUDWIG HEINRICH; SILVA, CAROLINA LUCIA; THOMASI, SERGIO SECHERRER; VENANCIO, TIAGO; VAN PEE, KARL-HEINZ; NIELSEN, KRISTIAN FOG; RODRIGUES-FILHO, EDSON. Dichlorinated and Brominated Rugulovasines, Ergot Alkaloids Produced by Talaromyces wortmannii. Molecules, v. 20, n. 9, p. 17627-17644, SEP 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.