Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da interação e toxicidade das proteínas Vip3Aa e Cry1Ac de Bacillus thuringiensis em populações de Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) (LEPIDOPTERA:PYRALIDAE)

Processo: 09/18544-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Manoel Victor Franco Lemos
Beneficiário:Camila Chiaradia Davolos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Controle biológico

Resumo

Proteínas inseticidas derivadas de Bacillus thuringiensis são os inseticidas biológicos mais amplamente utilizados. No entanto, a evolução da resistência por insetos-praga é o maior entrave para o sucesso da aplicação destes bioinseticidas benéficos no manejo integrado. Para que este processo possa ser evitado é necessário compreender o modo de ação das toxinas de B. thuringiensis. Estudos envolvendo diferentes proteínas tóxicas de B. thuringiensis e suas interações com os receptores de membrana do epitélio intestinal de insetos-alvo tornam-se de grande importância, visto que, buscam avaliar estratégias que venham a impedir ou controlar a evolução da resistência por estas pragas às referidas toxinas. Assim sendo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a toxicidade de diferentes proteínas Cry e VIP (proteínas cristal - Cry e proteínas inseticidas vegetativas - Vip) de B. thuringiensis, frente a duas populações de Diatraea saccharalis, dando ênfase à toxicidade e às análises bioquímicas do modo de ação dessas toxinas, com o intuito de prevenir a evolução da resistência neste inseto-praga.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAVOLOS, CAMILA C.; HERNANDEZ-MARTINEZ, PATRICIA; CRIALESI-LEGORI, PAULA C. B.; DESIDERIO, JANETE A.; FERRE, JUAN; ESCRICHE, BALTASAR; LEMOS, MANOEL VICTOR F. Binding analysis of Bacillus thuringiensis Cry1 proteins in the sugarcane borer, Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae). Journal of Invertebrate Pathology, v. 127, p. 32-34, MAY 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAVOLOS, Camila Chiaradia. Efeitos da interação e toxicidade das proteínas Cry1 e Vip3A de Bacillus thuringiensis em Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) (Lepidoptera: Crambidae). 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.