Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos mecanismos de ação antiulcerogênica e antidiarrêica dos extratos e partições obtidos a partir das folhas de Byrsonima intermedia A. Juss (Malpighiaceae)

Processo: 09/54761-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Pesquisador responsável:Clélia Akiko Hiruma Lima
Beneficiário:Raquel de Cássia dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas medicinais   Malpighiaceae   Byrsonima   Úlcera duodenal   Colite ulcerativa   Diarreia   Terapêutica   Acetatos

Resumo

Este trabalho é um subprojeto do projeto temático Biota/FAPESP intitulado "Bioprospecção de plantas superiores do estado de São Paulo" que visa estudar o efeito farmacológico do extrato clorofórmico e, das partições acetato de etila, porção acetato (AcoEt) e porção aquosa (AcoAq), obtidas do extrato metanólico das folhas de Byrsonima intermedia. A partir de sua indicação popular para gastrites e distúrbios do trato gastrointestinal, resultados anteriores comprovam o potencial terapêutico do extrato metanólico de B. intermedia como antiulcerogênico bem como suas partições. Com a comprovação do efeito antiulcerogênico em modelos animais que mimetizam as úlceras no homem e a presença de uma significativa ação cicatrizante por partes das partições em tratamento subagudo in vivo (FAPESP/IC proc. n° 04/08608-9), este projeto tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da ação terapêutica dessas partições, visando identificar os mecanismos de ação envolvidos com a atividade antiuicerogênica de extratos e partições de EBI. Para isso, serão desenvolvidos modelos experimentais para avaliar o mecanismo de ação de EBI frente à úlcera duodenal induzida por ácido acético, efeito de EBI sobre a colite ulcerativa, seguidos de análises de parâmetros antioxidantes (superóxido dismutase, glutationa total, catalase, mieloperoxidase) e de Biologia Molecular (fator de crescimento epitelial, cicloxigenases 1 e 2). Para caracterizar mecanismo de ação antidiarrêica serão realizados testes in vivo com agentes sabidamente indutores de diarréia (E.coli, S.enteriditis e G. duodenalis), com análise histológica dos tecidos intestinais, além de desvendar o mecanismo de ação envolvido nesta atividade (análise molecular de cicloxigenase 2 e óxido nítrico induzível). Os resultados obtidos fornecerão informações sobre o potencial terapêutico desta espécie medicinal nas diferentes doenças do trato gastrintestinal (ulcera péptica, colite ulcerativa e diarréia) além dos mecanismos de ação envolvidos em cada uma destas atividades. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAQUEL DE CÁSSIA DOS SANTOS. Avaliação dos mecanismos de ação antiulcerogênica e antidiarrêica dos extratos e partições obtidos a partir das folhas de Byrsonima intermedia A. Juss (Malphighiaceae). 2012. 169 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências de Botucatu..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.