Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das condições de pré-tratamento e tipo de material filtrante no comportamento hidráulico de filtros rápidos de apidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento

Processo: 05/51081-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Sidney Seckler Ferreira Filho
Beneficiário:Sergio Brasil Abreu
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coagulação   Tratamento de água   Filtração rápida   Filtros (tratamento de água)   Polímeros (materiais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coagulacao | Filtracao | Materiais Filtrantes | Polimeros | Tratamento De Agua

Resumo

Tipicamente, os sistemas de filtração empregados no tratamento de águas de abastecimento podem ser classificados de acordo com o seu posicionamento na concepção da estação de tratamento de água (filtração em linha, filtração direta ou do tipo de ciclo completo), sentido de escoamento (descendente e ascendente), materiais filtrantes (areia, antracito, carvão ativado granular), arranjo do material filtrante (camada simples, dupla camada e, eventualmente, tripla camada), taxa de filtração (filtração lenta e rápida) e controle hidráulico. No final da década de 60 e início da década de 70, alguns pesquisadores passaram a considerar a utilização de filtros rápidos por gravidade operando com taxas de filtração variando de 480 m3/m2/dia a 600 m3/m2/dia, empregando tanto a areia como o antracito como material filtrante. Embora existam vantagens significativas na adoção de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento, ainda persistem algumas dúvidas no tocante a seleção do material filtrante (areia ou antracito) e nas condições de pré-tratamento. Este Projeto de Pesquisa tem por finalidade principal avaliara potencialidade da utilização de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas proveniente de mananciais com elevado estado de eutrofização e estudar a sua concepção no tocante a seleção do material filtrante e emprego de polímeros catiônicos debaixo peso molecular como, auxiliares de filtração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Sergio Brasil. Comportamento de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento mediante o emprego de polímeros como auxiliares de filtração.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.