Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das condições de pré-tratamento e tipo de material filtrante no comportamento hidráulico de filtros rápidos de apidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento

Processo: 05/51081-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Sidney Seckler Ferreira Filho
Beneficiário:Sergio Brasil Abreu
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coagulação   Tratamento de água   Filtração rápida   Filtros (tratamento de água)   Polímeros (materiais)

Resumo

Tipicamente, os sistemas de filtração empregados no tratamento de águas de abastecimento podem ser classificados de acordo com o seu posicionamento na concepção da estação de tratamento de água (filtração em linha, filtração direta ou do tipo de ciclo completo), sentido de escoamento (descendente e ascendente), materiais filtrantes (areia, antracito, carvão ativado granular), arranjo do material filtrante (camada simples, dupla camada e, eventualmente, tripla camada), taxa de filtração (filtração lenta e rápida) e controle hidráulico. No final da década de 60 e início da década de 70, alguns pesquisadores passaram a considerar a utilização de filtros rápidos por gravidade operando com taxas de filtração variando de 480 m3/m2/dia a 600 m3/m2/dia, empregando tanto a areia como o antracito como material filtrante. Embora existam vantagens significativas na adoção de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento, ainda persistem algumas dúvidas no tocante a seleção do material filtrante (areia ou antracito) e nas condições de pré-tratamento. Este Projeto de Pesquisa tem por finalidade principal avaliara potencialidade da utilização de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas proveniente de mananciais com elevado estado de eutrofização e estudar a sua concepção no tocante a seleção do material filtrante e emprego de polímeros catiônicos debaixo peso molecular como, auxiliares de filtração. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Sergio Brasil. Comportamento de filtros rápidos de camada profunda no tratamento de águas de abastecimento mediante o emprego de polímeros como auxiliares de filtração.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.