Busca avançada
Ano de início
Entree

Amizade "carteadeira" - o diálogo epistolar de Mário de Andrade com o grupo verde de Cataguases

Processo: 10/00006-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Marcos Antonio de Moraes
Beneficiário:Ana Lúcia Guimarães Richa Lourega de Menezes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epistolografia   Modernismo no Brasil   Nacionalismo   Vanguarda   Memorialismo   Modernismo

Resumo

Os ecos das vanguardas europeias e também da movimentação paulista e carioca em torno da arte moderna, a partir da Semana de 1922, começaram a surtir efeito em jovens interessados em arte e literatura em várias partes do país. Novos agrupamentos apareceram, como foi o caso do Grupo Verde de Cataguases, em Minas Gerais. Mário de Andrade se destaca no incentivo desses grupos por meio de uma intensa correspondência. Os moços de Cataguases (Rosário Fusco, Francisco Inácio Peixoto, Guilhermino César, Henrique de Resende, Camilo Soares e Ascânio Lopes), quando formaram o Grupo Verde, entraram em contato com o escritor paulista, antes mesmo do lançamento do primeiro número da revista, em setembro de 1927. O estudo do contato epistolar de Mário de Andrade com o grupo de jovens poetas da Zona da Mata Mineira desvelará, portanto, uma das ramificações do movimento modernista brasileiro, fazendo emergir aspectos da formação modernista desses jovens escritores. Ao mesmo tempo, a pesquisa tenciona trazer à tona o ponto de vista de Mário de Andrade em relação a esse grupo e aos novos escritores do país. O projeto pretende igualmente constituir uma seleta de cartas, anotada, representativa da interlocução do escritor paulistano com o Grupo Verde, tendo em vista a documentação inédita conservada no Arquivo Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e em outros acervos pessoais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Ana Lúcia Guimarães Richa Lourega de. Amizade \"carteadeira\": o diálogo epistolar de Mário de Andrade com o Grupo Verde de Cataguases. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.