Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do desenvolvimento pós-natal (maturação e envelhecimento) no miocárdio e na inervação intrínseca do coração de cutias(dasyprocta aguti-linnaeus, 1766) e preas(galea spixii spixii-wagler, 1831)..

Processo: 09/54840-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro
Beneficiário:Aliny Antunes Barbosa Lobo Ladd
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Estereologia   Miocárdio

Resumo

Doenças cardiovasculares comumente ocorrem em indivíduos idosos e são causa freqüente de perda funcional e morte. No entanto, os efeitos do desenvolvimento pós-natal (maturação e envelhecimento) na estrutura e função cardíaca ainda não são claramente entendidos. Embora alguns dados morfoquantitativos do tecido cardíaco tenham sido documentados na literatura, estes resultados são comumente gerados por métodos morfométricos bidimensionais os quais são potenciais fontes de inacurácia e "bias". Desta forma, o uso de métodos morfoquantitativos modernos (métodos estereológicos) na pesquisa cardíaca é ainda raro. Adicionalmente, durante o envelhecimento, o controle neural do coração dos mamíferos é alterado de forma complexa e não clara, geralmente ocasionando decremento da função cardíaca e uma maior propensão às doenças degenerativas. Apesar da importância do sistema nervoso cardíaco intrínseco (SNCI) no tratamento de cardiopatias congênitas ou adquiridas, há ainda poucos dados quantitativos acerca da microestrutura de seus neurônios durante o desenvolvimento pós-natal e, quando se encontra dados histomorfométricos do SNCI publicados na literatura, estes parâmetros têm sido geralmente estimados por meio de métodos cuja acurácia é questionável, como é o caso dos métodos morfométricos bidimensionais. Desta forma, este projeto tem por objetivo principal utilizar microscopia quantitativa tridimensional estereológica para analisar a estrutura do miocárdio assim como da inervação cardíaca intrínseca de roedores selvagens brasileiros (preás e cutias) durante o desenvolvimento pós-natal (maturação e envelhecimento). (AU)