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Reversões de discriminações simples sucessivas e classes de equivalência

Processo: 10/06422-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Paula Debert
Beneficiário:Daniela de Souza Canovas
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM

Resumo

O procedimento de reversões de discriminações simples para estabelecer classes de estímulos funcionalmente equivalentes pode ensinar diretamente os desempenhos testados nos testes com o procedimento de emparelhamento com o modelo (MTS) para verificar estabelecimento de classes de estímulos equivalentes. O objetivo do presente estudo será avaliar se classes de estímulos funcionalmente equivalentes, estabelecidas por meio de discriminações simples e reversões repetidas, resultarão na formação de classes de estímulos equivalentes, avaliadas por meio de testes com procedimento go/no-go com estímulos compostos. Quatro adultos e quatro crianças serão expostos ao procedimento que será realizado a partir de um programa de computador especialmente desenvolvido para o presente estudo. Serão treinadas três discriminações simples (A1/A2, B1/B2 e C1/C2) e suas reversões. Em seguida, serão realizados testes com o procedimento go/no-go com estímulos compostos para verificar o estabelecimento de classes de equivalência (testes de simetria, transitividade e equivalência).

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANOVAS, DANIELA DE SOUZA; MULLER QUEIROZ, ANNA CAROLINA; DEBERT, PAULA; COSTA HUBNER, MARIA MARTHA. Reading Words Using the Go/No-Go Procedure with Compound Stimuli with Preschool Children. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 253-265, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
CANOVAS, DANIELA S.; DEBERT, PAULA; MIGUEL, CAIO F. Simple discrimination training with differential responses to establish functional and equivalence classes with preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 111, n. 1, p. 59-74, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
AYRES-PEREIRA, VANESSA; CANOVAS, DANIELA S.; VARELLA, ANDRE A. B.; DE SOUZA, DEISY G. Generalization of equivalence relations from photos to objects by preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 109, n. 2, p. 394-407, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.
MARSON POSTALLI, LIDIA MARIA; CANOVAS, DANIELA DE SOUZA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Simple Discrimination and Reversal Learning Sets in Typically Developing Young Children. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 3, p. 411-423, SEP 2015. Citações Web of Science: 0.
CANOVAS, DANIELA DE SOUZA; DEBERT, PAULA; PILGRIM, CAROL. Transfer-of-Function and Novel Emergent Relations Using Simple Discrimination Training Procedures. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 2, p. 337-346, JUN 2015. Citações Web of Science: 4.
ANTONIO M. MORENO; ANDRÉ A. B. VARELLA; DANIELA S. CANOVAS; LÍDIA M. M. POSTALLI; DORA FIX VENTURA; DEISY G. DE SOUZA. Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. -, Jun. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANOVAS, Daniela de Souza. Discriminações simples, classes funcionais e classes de equivalência. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

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