Busca avançada
Ano de início
Entree

As perspectivas dos alunos ingressantes acerca de um curso de Licenciatura em Matemática a distância

Processo: 10/00429-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcelo de Carvalho Borba
Beneficiário:Silvana Claudia dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Novas tecnologias   Internet   Educação a distância   Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação a distância de futuros professores de matemática, a partir de uma análise das perspectivas dos alunos ingressantes. A pergunta diretriz desta pesquisa será: "como os alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Matemática a distância concebem sua formação inicial neste contexto?" Neste trabalho há um pressuposto de que a proposta pedagógica influi na forma como é produzido o conhecimento (BORBA et al, 2007). A fim de coletar os dados desta pesquisa, serão realizadas entrevistas com os alunos ingressantes para identificar suas expectativas com relação ao curso. Também, serão feitas visitas de campo aos polos deste curso de matemática, nas quais serão observados diversos aspectos da proposta pedagógica do curso, entrevistas com coordenadores, professores e tutores serão realizadas, a grade curricular e as aulas (ou sessões de apoio) serão analisadas, além de outros aspectos do projeto pedagógico do curso. Os resultados deste trabalho de campo serão "triangulados" com as entrevistas junto aos ingressantes. Esta pesquisa, sobre um curso pioneiro de licenciatura a distância, vem agregar outras já em desenvolvimento no GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática), nos últimos dez anos, que visam responder, de modo geral, qual a natureza da formação continuada de professores em ambientes online.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Um retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.