Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de fotossensibilizadores naturais e substâncias bioativas em Eugenia chlorophylla e desenvolvimento de procedimentos analíticos

Processo: 10/00889-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Marcos José Salvador
Beneficiário:Caroline Caramano de Lourenço
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Produtos naturais   Myrtaceae   Terapia fotodinâmica

Resumo

Neste projeto, propõe-se o estudo para a prospecção químico-farmacológica de fotossensibilizadores naturais para aplicação em terapia fotodinâmica (PDT) antimicrobiana e de substâncias bioativas acumuladas no extrato metanólico de Eugenia chlorophylla (Myrtaceae). Para tanto, realizar-se-á adequação de metodologia de ensaios biológicos e relacionados a terapia fotodinâmica (PDT) antimicrobiana (frente a bactérias e fungos), bem como o desenvolvimento de procedimentos analíticos, incluindo o estudo fitoquímico monitorado pela análise de absorção na região do visível de interesse em PDT (600 a 800 nm), pela avaliação da eficiência fotoquímica e pelo bioensaio. O estudo fitoquímico será realizado empregando-se métodos cromatográficos diversos e para as substâncias isoladas e purificadas realizar-se-á a elucidação estrutural utilizando-se métodos espectroscópicos de análise (IV, UV-vis, RMN e Massa). A avaliação da eficiência fotoquímica, o estudo para a busca de substâncias bioativas e de fotossensibilizadores naturais visando possível aplicação em PDT, bem como o estudo fitoquímico do extrato metanólico desta espécie vegetal são inéditos. Em triagem preliminar este extrato apresentou capacidade de absorver luz na região de 600 a 800 nm, região útil e de interesse para aplicação em PDT, demonstrou promissora atividade fotoquímica em ensaio com DPBF e potencial atividade antimicrobiana. Assim, realizar-se-á o estudo com E. chlorophylla para a prospecção químico-farmacológica de fotossensibilizadores naturais visando possível aplicação em PDT, uma tecnologia promissora para a terapêutica tópica de infecções, processos inflamatórios e de alguns tipos de câncer, de maneira a obter novos insumos e tecnologias para aplicação na área farmacêutica, cosmética e odontológica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENÇO, Caroline Caramano de. Bioprospecção de fotossensiblizadores naturais e substâncias bioativas em Eugenia chlorophylla e desenvolvimento de procedimentos analíticos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.