Busca avançada
Ano de início
Entree

Disfunção Endotelial e Remodelamento Vascular associados ao Hipotiroidismo Experimental. Modulação da via de sinalização NF-kappa B.

Processo: 10/00934-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Priscilla de Souza Monteiro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção endotelial   Remodelação vascular   Hipotireoidismo   Metaloproteinases   Fisiologia cardiovascular   Aterosclerose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | disfunçao endotelial | Hipotiroidismo | metaloproteinases | remodelamento vascular | Fisiologia Cardiovascular

Resumo

A aterosclerose é uma patologia crônica, com caráter inflamatório que pode resultar em isquemia de órgãos e tecidos. O Hipotiroidismo está associado ao aumento do risco para desenvolvimento da aterosclerose e, consequentemente, de doenças cardiovasculares. Embora esta associação entre hipotiroidismo e aterosclerose seja bem descrita na literatura, os mecanismos celulares e moleculares deflagrados nos diferentes tipos celulares que compõem a parede dos vasos em situações de hipotiroidismo ainda são escassos. Estudos recentes vêm demonstrando a participação de metaloproteinases (MMPs) no desenvolvimento do processo aterosclerótico, sendo estas as enzimas responsáveis pela degradação da matriz extracelular e consequente remodelamento vascular que ocorre nessa situação. Considerando que o hipotiroidismo é capaz de contribuir diretamente para o desenvolvimento da aterosclerose e que as MMPs são, em parte, capazes de influenciar o remodelamento vascular, torna-se absolutamente justificável a realização de estudos que avaliem se a disfunção endotelial evidenciada no hipotiroidismo está associada a uma diferente modulação na produção de MMPs ocorrida nessa situação e se essa produção tem a participação da via do NFk². Frente a isto, o objetivo deste estudo é avaliar os mecanismos associados à disfunção endotelial em aortas de animais submetidos ao hipotiroidismo experimental por 6 e 8 semanas, bem como analisar a possível modulação da via do NFK² neste processo, uma vez que esta via de sinalização é classicamente relacionada à inflamação e parece estar associada à regulação da síntese de MMPs em outros processos deflagrados pela disfunção endotelial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Priscilla de Souza. O efeito do hipotiroidismo experimental sobre os componentes da matriz extracelular de aortas torácicas de ratos.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.