Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa e produtividade subterrâneas no cerrado: relação com fogo, solo e topografia

Processo: 10/00982-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marco Antônio Portugal Luttembarck Batalha
Beneficiário:Priscilla de Paula Loiola
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Savana   Manejo   Diversidade funcional

Resumo

A produtividade da comunidade pode ser medida por meio da biomassa da comunidade vegetal. A biomassa subterrânea, no entanto, é difícil de ser obtida, mas é imprescindível para avaliarmos o papel da vegetação no ciclo global do carbono. As árvores de cerrado têm raízes profundas, e sua contribuição ao sequestro carbono deve ser subestimada. Mediremos a biomassa subterrânea em uma área de cerrado, relacionando-a com a diversidade de espécies, diversidade funcional, qualidade nutricional do solo e frequência de fogo. Esperamos que a produtividade aumente com o aumento da diversidade de espécies, com o aumento da diversidade funcional, já que deve haver maior complementaridade no uso de recursos, com o aumento da disponibilidade de recursos no solo e com a diminuição da frequência de fogo. Amostraremos 100 parcelas no Parque Nacional das Emas, Goiás, em que também estimaremos a biomassa subterrânea, analisaremos o histórico de queimadas, mediremos as variáveis edafo-topográficas. Usaremos o índice de Shannon para a diversidade tradicional e treze traços funcionais relacionados a distúrbios para o cálculo da diversidade funcional. Usaremos o modelo generalizado linear misto para analisar os resultados. Além disso, pretendemos comparar os dados de biomassa e produtividade subterrânea com dados de outras savanas do mundo e de florestas, esperando que a produtividade do cerrado seja similar a das savanas e superior a de florestas. Esperamos ainda, com base nos nossos resultados, propor estratégias de manejo que maximizem o sequestro de carbono para áreas de cerrado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOIOLA, PRISCILLA P.; CARVALHO, GUSTAVO H.; BATALHA, MARCO A. Disentangling the roles of resource availability and disturbance in fine and coarse root biomass in savanna. AUSTRAL ECOLOGY, v. 41, n. 3, p. 255-262, MAY 2016. Citações Web of Science: 3.
LOIOLA, PRISCILLA P.; SCHERER-LORENZEN, MICHAEL; BATALHA, MARCO ANTONIO. The role of environmental filters and functional traits in predicting the root biomass and productivity in savannas and tropical seasonal forests. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 342, p. 49-55, APR 15 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.