Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica

Processo: 10/50024-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Luis Felipe Kojima Hirano
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Relações raciais   Cinema brasileiro

Resumo

Este projeto de doutorado direto procura dar continuidade à pesquisa de mestrado, financiado pela FAPESP, buscando aprofundar a compreensão dos processos de construção de identidade nacional produzidos pelos filmes da empresa cinematográfica Atlântida nos idos de 1940 e 1950. Na investigação realizada até o momento, analisei o contexto de produção e recepção de determinados filmes da empresa, que procuraram criar uma imagem de Brasil a partir de certa simbologia considerada afro brasileira. Conforme identificado até aqui, samba, carnaval, a mulata e a baiana, por exemplo, bem como os conflitos raciais latentes, foram abordados não só por esses filmes, mas também por outras formas de entretenimento da época, como os programas de rádio, as peças dos teatros de revistas e os espetáculos dos cassinos. Se as correlações existentes entre a produção cinematográfica e as outras formas de entretenimento têm contribuído para explicar a produção e o sucesso de bilheteria de determinados filmes, o desafio continua sendo compreender o cinema enquanto produtor de uma versão específica de identidade nacional, articulada a tal simbologia. Desse modo, no doutorado direto pretendo investir nessa frente, partindo da hipótese de que a singularidade da produção da Atlântida advém da releitura que seus diretores e artistas fazem tanto da produção de entretenimento nacional, quanto das convenções cinematográficas hollywoodianas. Dessa maneira, em primeiro lugar darei continuidade à análise das relações entre o cinema da Atlântida e as versões de brasilidade veiculadas por esses meios de entretenimento, observando de que modo tais versões se diferenciavam. Em segundo lugar, a partir do exame comparativo entre filmes norte americanos e os filmes da Atlântida que abordam as relações raciais, me detenho nas diferenças e semelhanças dessa abordagem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HIRANO, Luis Felipe Kojima. Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.