Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxa de passagem de partículas e fluidos em caprinos submetidos a diferentes níveis nutricionais

Processo: 10/00956-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira
Beneficiário:Simone Pedro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57302-0 - Estudo da taxa de passagem em caprinos, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):11/24073-1 - Desenvolvimento de modelos para estimar taxa de passagem em caprinos, BE.EP.DR
Assunto(s):Digestibilidade   Modelos matemáticos   Nutrição animal

Resumo

A taxa de passagem do alimento no rúmen é uma variável importante na regulação do consumo, além de influenciar diretamente os processos de digestão e assimilação dos nutrientes. Estudos envolvendo taxa de passagem podem auxiliar o entendimento dos processos envolvidos na nutrição de caprinos e, desse modo, possibilitar o manejo nutricional mais adequado para obtenção de melhores índices produtivos. As informações na literatura sobre taxa de passagem de partículas e fluídos em caprinos são limitadas, o que torna importante a realização de estudos nessa área. Sendo assim, objetiva-se com este projeto avaliar a taxa de passagem em caprinos submetidos a diferentes níveis nutricionais. Para atingir tal objetivo, será realizado um ensaio experimental utilizando 36 caprinos (sendo 18 fêmeas e 18 machos) com peso corporal de 30 a 45 kg, o que corresponde a animais desde a puberdade até o início da maturidade. Os animais serão submetidos a três níveis nutricionais (0%, 25% e 50% de restrição alimentar), os quais serão distribuídos aleatoriamente as unidades experimentais. Para a determinação da taxa de passagem, será utilizada a técnica de esvaziamento ruminal em animais abatidos. Como indicadores externos, serão utilizados o Cr-EDTA para a fase líquida e o acetato de itérbio para fase sólida; e como indicadores internos, serão utilizados a MS, FDN e FDA indigestíveis. Ao longo do experimento, o comportamento ingestivo e a digestibilidade dos nutrientes serão determinados e relacionados com a taxa de passagem. Os dados de taxa de passagem obtidos serão utilizados para construção de um modelo matemático que integrará as informações de consumo, digestibilidade, comportamento ingestivo e taxa de passagem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Simone Pedro da. Taxa de passagem em caprinos submetidos ou não à restrição alimentar. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.