Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da função da Arginina Metiltransferase LmjPRMT7 no controle da expressão gênica em Leishmania major

Processo: 10/01129-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Angela Kaysel Cruz
Beneficiário:Tiago Rodrigues Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22222-5 - Análise da função de LmjPRMT7 durante o desenvolvimento de Leishmania major, BE.EP.DR
Assunto(s):Leishmania   Expressão gênica   Arginina   Metiltransferases

Resumo

Parasitos protozoários do gênero Leishmania representam alvo de grande interesse e intenso estudo em Biologia Molecular. Apesar disso, a compreensão acerca da biologia desses microrganismos é ainda muito deficiente. Como a regulação da expressão gênica em Leishmania spp. ocorre predominantemente em nível pós-transcricional, é possível que diferentes classes de proteínas ligantes de RNA atuem nas vias de regulação de expressão gênica nesse parasito. Recentemente, estudos em mamíferos e leveduras demonstraram funções importantes das Arginina N-metiltransferases (PRMTs) nesse contexto, e grande parte de seus substratos são proteínas associadas a RNAs. As investigações e conceitos estabelecidos acerca das PRMTs e seu papel no metabolismo de RNA em outros organismos tornam promissor o estudo dessas enzimas em Leishmania, já que a modificação pós-traducional catalisada pelas PRMTs pode ocorrer em proteínas-chave no controle da estabilidade e processamento de transcritos. Desse modo, propomos a investigação da função da proteína LmjPRMT7 em L. major, predita como homóloga de PRMT7 de Trypanosoma brucei. Para definir a função da LmjPRMT7 putativa e os processos sobre os quais atua, geraremos transfectantes de L. major superexpressores e nocaute desse gene. Uma investigação dos padrões de expressão gênica global nos transfectantes será realizada por meio de análise transcriptômica e proteômica. Ensaios bioquímicos serão empregados para confirmar a atividade de metiltransferase da proteína em estudo. Para demonstrar sua associação direta com outras proteínas serão realizados experimentos de imunoprecipitação e ensaios de mobilidade eletroforética em gel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, TIAGO R.; ALVES-FERREIRA, ELIZA V. C.; DEFINA, TANIA P. A.; WALRAD, PEGINE; PAPADOPOULOU, BARBARA; CRUZ, ANGELA K. Altered expression of an RBP-associated arginine methyltransferase 7 in Leishmania major affects parasite infection. Molecular Microbiology, v. 94, n. 5, p. 1085-1102, DEC 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.