Bolsa 10/01305-1 - Inteligência artificial, Robôs móveis - BV FAPESP
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Sistema de direção assistida para veículos baseado em fusão de sensores.

Processo: 10/01305-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Patrick Yuri Shinzato
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/21956-0 - Desenvolvimento de veículos autônomos: um método híbrido para identificação de sinalização horizontal de trânsito em ambientes urbanos, BE.EP.DR
Assunto(s):Inteligência artificial   Robôs móveis   Navegação autônoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:navegação autônoma | Robótica móvel | Sistemas Inteligentes | Robótica Móvel

Resumo

A navegação autônoma é um dos problemas fundamentais da robótica móvel. Esse assunto tem sido pesquisado há tempos, entretanto ainda apresenta grande potencial para pesquisas científicas. A maior parte dos algoritmos e soluções desenvolvidas foram concebidas para operarem em ambientes altamente estruturados, tais como corredores e salas de prédios. Outro tema igualmente interessante aos pesquisadores que atuam nesta área de navegação trata da navegação em ambientes externos e não estruturados, mais especificamente, o desenvolvimento de veículos autônomos inteligentes.A idéia de se desenvolver veículos totalmente autônomos vem sendo estudadadesde os anos 80, e tem diversas aplicações práticas, como diminuir o número de acidentes em ruas e rodovias, ou ainda aumentar a eficiência do trânsito em geral. Apesar de sua importância e da grande atenção que esse tema tem recebido por parte dos pesquisadores, esse problema ainda apresenta muitos desafios e questões em aberto devido sua alta complexidade. Além da dificuldade no desenvolvimento de algoritmos capazes de interpretar informações de sensores e tomar decisões de controle do veículo, um dos maiores desafios na solução desse problema é o tempo de resposta adequado para que o veículo seja capaz de navegar em velocidade compatível com outros automóveis em vias urbanas. Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema de direção assistida para veículos em ambientes urbanos através da fusão de sensores. Tendo como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito através da utilização de informações de sensores lasers e câmeras de vídeo para a construção de um mapa de navegabilidade do ambiente. Com base nesse mapa, o condutor do veículo poderá ser avisado em situações de risco de colisão, buracos na pista e proximidade da guia.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHINZATO, PATRICK Y.; WOLF, DENIS E.; STILLER, CHRISTOPH; IEEE. Road Terrain Detection: Avoiding Common Obstacle Detection Assumptions Using Sensor Fusion. 2014 IEEE INTELLIGENT VEHICLES SYMPOSIUM PROCEEDINGS, v. N/A, p. 6-pg., . (10/01305-1, 11/21956-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHINZATO, Patrick Yuri. Estimação de obstáculos e área de pista com pontos 3D esparsos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

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