Busca avançada
Ano de início
Entree

Infecções parasitárias e microbiológicas na produção do pacu Piaractus mesopotamicus e do híbrido patinga procedentes da região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil

Processo: 10/01417-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Reinaldo José da Silva
Beneficiário:Lidiane Franceschini
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Piaractus mesopotamicus   Sanidade   Parasitologia   Microbiologia

Resumo

O aumento das atividades relacionadas à aqüicultura tem aumentado consideravelmente a relevância dos estudos relacionados com parasitas e outros patógenos de organismos aquáticos, sobretudo, daqueles hospedeiros com potencial para o cultivo e comercialização. O pacu, Piaractus mesopotamicus e a pirapitinga, Piaractus brachypomus, são peixes dulcícolas da família Characidae, que como resultado do desenvolvimento das pesquisas sobre técnicas de criação em piscicultura, têm sido cada vez mais utilizadas em criações intensivas, assim como o híbrido patinga, resultado do cruzamento entre estas duas espécies. O presente estudo pretende avaliar a ocorrência de infecções parasitárias e microbiológicas do pacu P. mesopotamicus e do híbrido patinga procedentes da região Noroeste do Estado de São Paulo. Três propriedades serão amostradas: A - Reprodução e Larvicultura; B - Engorda e C - Pesque-pague. Durante o período de um ano, serão coletados bimestralmente, cinco peixes de cada propriedade. Os parasitas a serem estudados são: 1) trematódeos monogenéticos; 2) protozoários ciliados do gênero Trichodina spp., Ichthyophthirius multifilis e Epistylis spp.; e 3) helmintos parasitas do sistema gastrointestinal. Os espécimes serão fotodocumentados e a morfometria de estruturas de valor sistemático serão obtidas através de sistema computadorizado de análise de imagens. Os parâmetros analisados serão: prevalência, abundância média e intensidade média de infecção. Outras análises e correlações poderão ser realizadas. As necropsias e os demais procedimentos serão realizados no Laboratório de Parasitologia e Microbiologia do Pólo Regional do Noroeste Paulista/APTA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCESCHINI, LIDIANE; ZAGO, ALINE CRISTINA; CANELLO SCHALCH, SERGIO HENRIQUE; GARCIA, FABIANA; ROMERA, DAIANE MOMPEAN; DA SILVA, REINALDO JOSE. Parasitic infections of Piaractus mesopotamicus and hybrid (P. mesopotamicus x Piaractus brachypomus) cultured in Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 22, n. 3, p. 407-414, Set. 2013. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCESCHINI, Lidiane. Infecções parasitárias e microbianas na produção do pacu Piaractus mesopotamicus e do híbrido patinga procedentes da região noroeste do Estado de São Paulo. 2012. 91 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.