Busca avançada
Ano de início
Entree

O canto feminino na América Portuguesa: diálogos e intersecções na representação colonial de La modista raggiratrice de Paisiello

Processo: 10/01147-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Edmundo Pacheco Hora
Beneficiário:Alexandra van Leeuwen
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Canto

Resumo

Ao desenvolver pesquisa de mestrado acerca da prática dramático-musical no Rio de Janeiro por meio da atuação da cantora Joaquina Lapinha, entre o final do século XVIII e início do XIX, identificamos a significativa presença das mulheres no meio artístico do Brasil Colônia. Uma particularidade desta participação foi a atuação de mulatas e negras, até mesmo profissionalmente, enquanto, em Portugal, os castrati predominaram no cenário musical. Desta maneira, a partir das informações já conhecidas, propomo-nos a ampliar os estudos referentes à participação feminina no cenário lírico-musical carioca, principalmente nas primeiras décadas do séc. XIX, a fim de identificar as especificidades de sua presença segundo as informações contidas nos manuscritos musicais da época. Assim, tencionamos desenvolver um estudo analítico dos manuscritos de música dramática luso-brasileira pertencentes ao fundo musical do Paço Ducal de Vila Viçosa (Portugal), uma vez que, segundo estudos recentes, parte do material foi utilizado em terras brasileiras, incluindo óperas italianas, música de comédias, entremezes e farsas e obras ocasionais. Dentre estas obras, destacamos os manuscritos da ópera La modista raggiratrice, de Giovanni Paisiello (1740-1816), em que observamos a existência de anotações relacionadas à ornamentação, articulação e outras informações que nos remetem a questões de técnica vocal. Desta forma, utilizaremos o conhecimento musicológico para a compreensão do material musical, possibilitando uma visão ampla do intérprete, que permita auxiliar e enriquecer sua interpretação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEEUWEN, Alexandra van. O canto feminino na América Portuguesa : diálogos e intersecções na representação colonial de La modista raggiratrice de Paisiello. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.