Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos periféricos e centrais decorrentes da exposição à cocaína e testosterona em ratos adolescentes e adultos

Processo: 10/04737-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Cleopatra da Silva Planeta
Beneficiário:Sheila Antonagi Engi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Transtornos relacionados ao uso de cocaína   Cocaína   Testosterona

Resumo

O abuso de drogas é considerado um grande problema de saúde pública no mundo. O uso de cocaína e esteróides androgênicos anabólicos (AAS) também tem aumentado no Brasil. Estudos epidemiológicos indicam que adolescentes são mais susceptíveis que adultos para passar do uso ocasional de cocaína para a dependência e que adolescentes apresentam maior incidência de uso de cocaína e testosterona. Estudos demonstram que o uso de cocaína ou ASS promove toxicidade, cardíaca, hepática e renal. Embora a relevância do tema, uma revisão ampla da literatura não revelou a presença de estudos que investigassem as conseqüências tóxicas do uso simultâneo dessas substâncias em adolescentes. Existem evidências de que a testosterona pode modificar os efeitos agudos da cocaína e aumentar a transmissão dopaminérgica. Dessa maneira, o presente projeto tem como objetivo investigar: 1) se a administração prévia de AAS pode causar sensibilização cruzada com cocaína e dessa forma aumentar a vulnerabilidade ao abuso e dependência a esse psicostimulante; 2) a atividade de CREB no núcleo acumbens em resposta à administração aguda de cocaína em ratos adolescentes e adultos pré-tratados repetidamente com AAS; 3) os efeitos tóxicos decorrentes do uso combinado crônico dessas substâncias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONCEICAO, C. Q.; ENGI, S. A.; CRUZ, F. C.; PLANETA, C. S. Behavioral cross-sensitization between testosterone and fenproporex in adolescent and adult rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 51, n. 1, p. -, 2018. Citações Web of Science: 2.
ENGI, SHEILA A.; CRUZ, FABIO C.; CRESTANI, CARLOS C.; PLANETA, CLEOPATRA S. Cross-sensitization between testosterone and cocaine in adolescent and adult rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, v. 46, p. 33-37, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.