Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de microRNAs em células CD34+ e leucócitos em Policitemia Vera

Processo: 10/01756-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fabíola Attié de Castro
Beneficiário:Natália de Souza Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50094-8 - Expressão de gênese de proteínas pró e antiapoptóticas em doenças mieloproliferativas crônicas, AP.JP
Assunto(s):Policitemia vera   Hematologia   Apoptose   Fisiopatologia   MicroRNAs

Resumo

A Policitemia vera (PV) é uma doença mieloproliferativa clonal que afeta o progenitor hematopoético multipotente culminando com o acúmulo de eritrócitos, leucócitos e plaquetas morfologicamente normais e seus precursores. Até o momento pouco se conhece sobre os mecanismos celulares e moleculares envolvidos em sua fisiopatologia e evolução, o que impede o desenvolvimento de medicamentos eficientes para seu tratamento. A mutação pontual do gene que codifica a Janus Kinase 2 (JAK2 V617F), presente em aproximadamente 90% dos pacientes com PV, foi o único evento descrito como envolvido em sua patogênese e está associada ao pior prognóstico dos pacientes. Essa mutação resulta na ativação constitutiva da enzima JAK2 e conseqüentemente das vias de sinalização associadas a proliferação e à apoptose celular. Nosso grupo de pesquisa detectou em pacientes com PV alteração da expressão de alguns genes e proteínas anti-apoptóticos (bcl-2, ciap-2, ciap-1, c-flip e a1) e pró-apoptóticos (noxa, fas e bax) que controlam a apoptose, o que nos permite especular sobre a possível desregulação desse processo na patogênese dessa doença. Esses dados ressaltam a importância da investigação das possíveis causas dessa desregulação e de sua participação na fisiopatologia da PV. Nesse contexto, o presente projeto avaliará a expressão de MicroRNA (miRNAs), cujos alvos estão relacionados à regulação da apoptose em células CD34+ e leucócitos de pacientes com PV e na linhagem HEL92.1.7 JAK2V617F+ cultivada na ausência e presença do inibidor de NVP-JAK2 BSK505.O presente estudo proporcionará melhor conhecimento da fisiopatologia da PV por meio da detecção do perfil de expressão de microRNAs associados a regulação da apoptose nos pacientes com PV, determinação da correlação da expressão de microRNA com aos níveis de RNAm das moléculas pró e anti-apoptóticas da família Bcl-2 e receptores de morte dos pacientes e por meio da avaliação do potencial modulador do inibidor JAK2 sobre a expressão de microRNA e moléculas pró e anti-apoptóticas nas linhagens HEL 92.1.7 JAK2V617F+.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOGNON, RAQUEL; GASPAROTTO, ELAINY P. L.; NEVES, RENATA P.; NUNES, NATALIA S.; FERREIRA, ALINE F.; PALMA, PATRICIA V. B.; KASHIMA, SIMONE; COVAS, DIMAS T.; SANTANA, MARY; SOUTO, ELIZABETH X.; ZANICHELLI, MARIA APARECIDA; SIMOES, BELINDA P.; DE SOUZA, ANA MARIA; CASTRO, FABIOLA A. Deregulation of apoptosis-related genes is associated with PRV1 overexpression and JAK2 V617F allele burden in Essential Thrombocythemia and Myelofibrosis. Journal of Hematology & Oncology, v. 5, FEB 2 2012. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Natália de Souza. Expressão de microRNAs em leucócitos e células CD34+ em Policitemia Vera. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.