Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de frutificação e diversidade na produção, cor e composição química de frutos do cerrado: uma visão integrada

Processo: 10/01762-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Maria Gabriela Gutierrez de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/19827-0 - Padrões sazonais na produção, composição química, cor e contraste dos frutos no cerrado, BE.EP.DR
Assunto(s):Sazonalidade   Cerrado   Interação planta-animal

Resumo

No cerrado, assim como em outras vegetações tropicais, predominam espécies com frutos dispersos por animais, sendo a maioria dispersa por aves. Apesar da importância da vegetação do cerrado como fonte de recursos para a fauna, pouco se sabe a respeito da real oferta de frutos e como estes são disponibilizados no tempo e no espaço. Além de dados quantitativos, é importante considerarmos a qualidade nutricional dos frutos que pode ser associada a dados temporais e de estrutura da vegetação e à coloração dos frutos, aspecto fundamental na remoção por aves e que pode ser um sinal da qualidade dos frutos. Considerando-se a ausência de estudos a respeito da oferta quantitativa e qualitativa de frutos pelas plantas do cerrado, assim como a influência da sazonalidade climática nesta vegetação, pretendemos investigar para a vegetação arbustivo-arbórea de cerrado sensu stricto em Itirapina, SP: i) como se dá a oferta de frutos por diferentes espécies de cerrado, em quantidade e qualidade, e no tempo e no espaço; ii) qual a relação entre o padrão de amadurecimento, o padrão de coloração dos frutos e as mudanças sazonais na coloração da folhagem (segundo plano); e (iii), com base em um estudo de caso, verificar como o padrão de coloração e composição química dos frutos afetam a remoção de frutos de Miconia albicans. Para isso, caracterizaremos os frutos de diferentes espécies (i) quanto à porcentagem de proteína, lipídeos, carboidratos e valor energético da polpa ou arilo; e (ii) quanto a cor e o contraste dos frutos com seu segundo plano ou estruturas acessórias, utilizando um espectrofotômetro com capacidade de medidas na faixa do ultravioleta. Finalmente, associaremos as características dos frutos aos dados de produção anual total, em número e biomassa, à estrutura da vegetação e à fenologia da produção de frutos.

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUTIERREZ DE CAMARGO, MARIA GABRIELA; DE CARVALHO, GUSTAVO HENRIQUE; ALBERTON, BRUNA DE COSTA; REYS, PAULA; CERDEIRA MORELLATO, LEONOR PATRICIA. Leafing patterns and leaf exchange strategies of a cerrado woody community. Biotropica, v. 50, n. 3, p. 442-454, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
VOGADO, NARA OLIVEIRA; GUTIERREZ DE CAMARGO, MARIA GABRIELA; LOCOSSELLI, GIULIANO MASELLI; CERDEIRA MORELLATO, LEONOR PATRICIA. Edge effects on the phenology of the guamirim, Myrcia guianensis (Myrtaceae), a cerrado tree, Brazil. TROPICAL CONSERVATION SCIENCE, v. 9, n. 1, p. 291-312, MAR 2016. Citações Web of Science: 5.
DE CAMARGO, MARIA GABRIELA G.; SCHAEFER, H. MARTIN; HABERMANN, GUSTAVO; CAZETTA, ELIANA; SOARES, NATALIA COSTA; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C. Bicolored display of Miconia albicans fruits: Evaluating visual and physiological functions of fruit colors. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 102, n. 9, p. 1453-1461, SEP 2015. Citações Web of Science: 3.
CAMARGO, MARIA GABRIELA G.; CAZETTA, ELIANA; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C.; SCHAEFER, H. MARTIN. Characterizing background heterogeneity in visual communication. BASIC AND APPLIED ECOLOGY, v. 15, n. 4, p. 326-335, 2014. Citações Web of Science: 2.
PAULA REYS; MARIA GABRIELA GUTIERREZ DE CAMARGO; MARIA TEREZA GROMBONE-GUARATINI; ALOYSIO DE PÁDUA TEIXEIRA; MARCO ANTONIO ASSIS; LEONOR PATRICIA CERDEIRA MORELLATO. Estrutura e composição florística de um Cerrado sensu stricto e sua importância para propostas de restauração ecológica. Hoehnea, v. 40, n. 3, p. 449-464, Set. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.