Busca avançada
Ano de início
Entree

Origem, amplificação e difusão da preferência manual na infância e sua relação com assimetrias intermanuais de desempenho

Processo: 10/01581-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 22 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Rosana Machado de Souza
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento motor   Controle motor   Lateralidade

Resumo

O presente projeto de pesquisa é dedicado a atingir os seguintes objetivos: (1) analisar o efeito da assimetrização do ambiente sobre a formação/reversão de preferência manual e assimetrias intermanuais de desempenho, (2) analisar a generalização da preferência manual no alcance para diferentes ações manuais e (3) testar os princípios de amplificação e difusão da preferência manual a partir de prática lateralizada. Serão realizados dois estudos. No Estudo 1, 20 bebês, divididos em 2 grupos, serão submetidos à exposição de um móbile em seu berço por dois períodos: nos quarto e quinto meses de vida o móbile será fixado em um dos lados do berço; nos sexto e sétimo meses a posição do móbile será invertida lateralmente entre os grupos. No Estudo 2, 42 crianças entre 3 e 10 anos serão submetidas a sessões de prática em tarefas diversas com a mão não-preferida. O efeito da prática será avaliado em função da idade e após diferentes períodos de prática. A partir do Estudo 1, espera-se que a geração e a posterior reversão da preferência manual e das assimetrias de desempenho no alcançar sejam favoráveis ao lado de assimetrização do ambiente (lado do móbile) e que a preferência manual apresentada durante a ação de alcançar seja generalizada para outras ações manipulativas em situações naturais. No Estudo 2, espera-se que a preferência manual seja fortalecida em função do período de prática, e posteriormente generalizada para outras tarefas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POGETTI, LIVIA SILVEIRA; DE SOUZA, ROSANA MACHADO; TUDELLA, ELOISA; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO. Moving What Is Seen: Arm Visibility Modulates Infants' Manual Preference. DEVELOPMENTAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 39, n. 5, p. 331-341, 2014. Citações Web of Science: 3.
LÍVIA SILVEIRA POGETTI; ROSANA MACHADO DE SOUZA; ELOÍSA TUDELLA; LUIS AUGUSTO TEIXEIRA. Visibilidade dos braços afeta a preferência manual em bebês. Motriz: rev. educ. fis., v. 19, n. 1, p. 160-170, Mar. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.