Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes mutualísticas na avaliação das interações entre aves frugívoras e áreas restauradas de diferentes idades

Processo: 10/01861-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Fernanda Ribeiro da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00119-8 - Redes mutualísticas na avaliação da funcionalidade ecológica de ecossistemas restaurados, BE.EP.DR
Assunto(s):Restauração ecológica

Resumo

Diante do crescente aumento da pressão antrópica sobre os ambientes naturais e a redução de ecossistemas e perda de habitats, a restauração ecológica se apresenta como uma alternativa importante para a restauração de ecossistemas degradados, onde se busca restituir as populações locais, baseado em ecossistemas de referência, e suas interações bióticas e abióticas, garantindo assim a restauração dos processos ecológicos mantenedores desses ecossistemas e conseqüentemente a perpetuação dessas áreas restauradas. Nos últimos anos, vários projetos de restauração florestal têm sido implementados, especialmente no estado de São Paulo, principalmente no ambiente ciliar para cumprimento da legislação ambiental vigente, e, apesar do reconhecimento da importância das interações bióticas para a perpetuação desses ecossistemas restaurados, pouco ainda se conhece sobre as interações bióticas ocorrendo em áreas restauradas. Entre essas interações bióticas, uma de grande destaque na perpetuação dessas áreas é a dispersão de sementes, fornecendo os propágulos necessários para o desencadeamento da dinâmica florestal. Torna-se necessário estabelecer indicadores de curto e médio prazo, com base nas interações entre aves frugívoras e plantas zoocóricas, que possam ser aplicados no monitoramento dessas áreas restauradas, para uma avaliação confiável do cumprimento de seus objetivos de restauração da biodiversidade regional, com sustentabilidade temporal. Diante disso, o objetivo principal deste estudo é, através da abordagem de redes de interações, descrever as interações entre aves frugívoras e plantas zoocóricas dentro de fragmentos restaurados de diferentes idades de plantio (12, 23, 55 anos), tendo uma mata remanescente como controle e a partir disso propor indicadores de monitoramento de áreas restauradas. Pretende-se identificar a complexidade das redes de interação à medida que essas áreas restauradas avançam no tempo, relacionando isso com o processo sucessional, identificando as principais espécies e grupos funcionais em termos de conectância, grau médio de interação, valor de importância e força de interação. Espera-se assim que esse conhecimento possa ser utilizado como subsídio para refinamento das metodologias de restauração ecológica de áreas degradadas, no ambiente de Florestas Tropicais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, FERNANDA RIBEIRO; MONTOYA, DANIEL; FURTADO, RAFAEL; MEMMOTT, JANE; PIZO, MARCO A.; RODRIGUES, RICARDO R. The restoration of tropical seed dispersal networks. RESTORATION ECOLOGY, v. 23, n. 6, p. 852-860, NOV 2015. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.