Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do pH e da concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie em área fluoretada: estudo clínico randomizado

Processo: 10/01944-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Cristiane de Almeida Baldini Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Dentifrícios

Resumo

Os dentifrícios têm sido reconhecidos como um dos contribuintes no aumento da prevalência de fluorose dentária, devido ao fato de que crianças na primeira infância geralmente ingerem grandes quantidades dos mesmos durante a escovação. Como alternativa para a redução da fluorose, tem-se sugerido a redução na concentração de flúor (F) dos dentifrícios. No entanto, sua eficácia cariostática não está bem estabelecida, embora tenha sido sugerido que possa ser aumentanda quando o pH dos dentifrícios é ácido, devido a uma maior incorporação de F no esmaIte. Portanto, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar o efeito do pH e da concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos, no controle de cárie dentária em crianças na primeira infância residentes em uma área fluoretada. Este estudo clínico randomizado duplo-cego será realizado com 300 crianças de 2 a 4 anos de idade, de creches públicas localizadas em Bauru-SP. As crianças serão examinadas por dois examinadores e classificadas de acordo com a atividade de cárie. Durante 12 meses, as crianças utilizarão 3 vezes ao dia, um dos dentifrícios a serem testados para realização da escovação, com diferentes concentrações de flúor e pH. Ao final deste período, as crianças serão examinadas pelos mesmos examinadores, para verificar a progressão das lesões. Em metade da amostra serão coletadas as unhas e o biofilme dentário para análise do conteúdo de flúor. Os exames clínicos serão realizados por 2 examinadores previamente calibrados (kappa ³0,8), no baseline (antes de ser iniciado o uso dos dentifrícios) e após 12 meses. Será utilizado o critério de diagnóstico de atividade de cárie (ativa, inativa) e integridade da superfície da lesão. Será feita a avaliação da fluorescência quantitativa das lesões de mancha branca com um equipamento de fluorescência a laser (QLF) e a avaliação da concentração de flúor incorporado no biofilme bacteriano será feita 6 meses após o início da utilização dos dentifrícios. As amostras de placa serão analisadas quanto ao flúor usando eletrodo iônico-específico, após difusão facilitada com hexametil-disiloxano (HMDS), de acordo com o método de Taves. Para a avaliação da concentração de F presente nas unhas serão selecionadas 25 crianças por grupo, 6 meses após o início da utilização dos dentifrícios e serão coletadas as unhas dos dedos maiores dos pés. A presença de F será analisada como descrito anteriormente. Para análise estatística será empregada um teste estatístico apropriado, após checagem da normalidade e homogeneidade dos mesmos (p<0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDINI CARDOSO, CRISTIANE DE ALMEIDA; LACERDA, BIANCA; BARROS MANGUEIRA, DAYANE FRANCO; CHARONE, SENDA; KANESHIRO OLYMPIO, KELLY POLIDO; MAGALHAES, ANA CAROLINA; PESSAN, JULIANO PELIM; VILHENA, FABIANS VIEIRA; SAMPAIO, FABIO CORREIA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Mechanisms of action of fluoridated acidic liquid dentifrices against dental caries. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 1, p. 23-28, JAN 2015. Citações Web of Science: 5.
BALDINI CARDOSO, CRISTIANE DE ALMEIDA; BARROS MANGUEIRA, DAYANE FRANCO; KANESHIRO OLYMPIO, KELLY POLIDO; MAGALHAES, ANA CAROLINA; RIOS, DANIELA; HONORIO, HEITOR MARQUES; VILHENA, FABIANO VIEIRA; SAMPAIO, FABIO CORREIA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. The effect of pH and fluoride concentration of liquid dentifrices on caries progression. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 18, n. 3, p. 761-767, APR 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Cristiane de Almeida Baldini. Efeito do pH e da concentração de fluoreto presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie em área fluoretada: estudo clínico randomizado. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.