Busca avançada
Ano de início
Entree

Discurso e ação do agronegócio: projeto econômico e controle do trabalho

Processo: 10/02258-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Thomaz Júnior
Beneficiário:José Roberto Nunes de Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio   Geografia agrária

Resumo

Assistimos no atual estágio do capitalismo marcado pela mundialização do capital o avanço do agronegócio canavieiro no Brasil, particularmente no Mato Grosso do Sul onde ocorre nos últimos anos a territorialização de inúmeros grupos agroindustriais. A mobilidade do capital tem provocado transformações de grande vulto nesta porção do país na medida em que a subordinação estrutural hierárquica do trabalho intensifica os processos de exploração da mão-de-obra. A propósito nesse projeto de pesquisa pretendemos demonstrar que o discurso do agronegócio está a serviço de uma elite político-econômica que visa manter sob o seu comando os trabalhadores, ou seja, efetivar controle sobre a força de trabalho indígena, que hoje é a maioria nos canaviais sul-mato-grossenses juntamente com os migrantes, acampados/assentados, pequenos proprietários/produtores rurais e trabalhadores urbanos já proletarizados com pouca ou nenhuma qualificação.Trata-se portanto, de identificar os mecanismos e estratégias lançadas pelo capital para sua territorialização e nesse sentido legitimar o seu discurso de desenvolvimento para todos quando na realidade ocorre um processo de despossessão dos trabalhadores com aval do Estado que intervém no território através de ações concretas de infra-estrutura, logística e aportes técnicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, José Roberto Nunes de. As ações do agrohidronegócio, o papel do estado e as formas de controle do trabalho no mato grosso do sul. 2013. 305 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.