Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da partição de ácido clavulânico empregando sistemas micelares de duas fases aquosas com adição de sal e polímero

Processo: 10/02324-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Marcela de Siqueira Cardoso Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Ácido clavulânico   Micelas   Sistema de duas fases aquosas

Resumo

O ácido clavulânico (AC), produto do metabolismo secundário de Streptomyces sp., é um potente inibidor de beta-lactamases, sendo utilizado em associação com antibióticos b-lactâmicos para melhoria da eficiência destes. Atualmente a purificação industrial do ácido clavulânico envolve, principalmente, processos de extração líquido-líquido com solventes orgânicos e etapas cromatográficas. Assim, a busca por alternativas mais econômicas, simplificadas e ecológicas é de grande interesse. Neste contexto, os sistemas micelares de duas fases aquosas (SMDFA) consistem em uma alternativa interessante a estas técnicas de purificação convencionalmente empregadas. Estes sistemas são constituídos por soluções micelares de tensoativos, que oferecem um ambiente hidrofóbico e hidrofílico, possibilitando seletividade na partição de biomoléculas de acordo com sua hidrofobicidade. O objetivo do presente trabalho é estudar a partição do ácido clavulânico em sistemas micelares (não-iônicos) de duas fases aquosas puros e com adição de sal ou polímero. A melhor compreensão do comportamento desta biomolécula nos sistemas direcionará estudos posteriores de extração do ácido clavulânico diretamente do meio fermentado. Para tanto, numa primeira etapa, serão realizados estudos para a determinação da estabilidade do ácido clavulânico em função dos fatores que influenciam na partição, como a concentração do tensoativo e aditivos, tempo, pH e temperatura. Será então realizado um estudo da partição do fármaco nos sistemas micelares compostos por Triton X-100 ou Triton X-114 e o efeito da adição do sal sulfato de amônio ((NH4)2SO4). Em seguida será estudado o comportamento do ácido clavulânico nos sistemas micelares em presença do polímero sulfato de dextrana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO SILVA, MARCELA DE SIQUEIRA; SANTOS-EBINUMA, VALERIA DE CARVALHO; LOPES, ANDRE MORENI; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA. Dextran sulfate/Triton X two-phase micellar systems as an alternative first purification step for clavulanic acid. Fluid Phase Equilibria, v. 399, p. 80-86, AUG 15 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.