Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da mudança do uso e cobertura do solo nos balanços hídrico e energético da bacia do Rio Ji-Paraná (ro) utilizando dados multitemporais de sensoriamente remoto

Processo: 10/02228-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria Victoria Ramos Ballester
Beneficiário:Deise Nunes Furlan
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58089-9 - The role of rivers on the regional carbon cycle, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Mudança climática   Rondônia

Resumo

Diante dos acelerados índices de desmatamento na região Amazônica, principalmente em Rondônia, é necessário o entendimento e a quantificação do efeito dessas mudanças da cobertura vegetal nas condições do clima local e regional. Dentro desse contexto, o presente projeto tem como objetivo avaliar as mudanças na cobertura vegetal e no uso do solo e quantificar a área desmatada na bacia do rio Ji-Paraná, que corta a região leste do estado de Rondônia, no período de 1980 a 2010 e através do algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land - SEBAL, quantificar os fluxos energéticos e hídricos da área de estudo a fim de identificar mudanças que possam estar ocorrendo no clima local devido ao desmatamento. Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizadas imagens de satélite que serão processadas para a quantificação da área desmatada e a aplicação do SEBAL para a obtenção do balanço de radiação e energia na superfície. Visando os objetivos a serem alcançados, o trabalho será desenvolvido em duas partes, uma referente a avaliação das mudanças no uso do solo e ao desmatamento na área de estudo e outra referente ao processamento das imagens através do SEBAL. Com o presente trabalho espera-se responder à hipótese de que as mudanças das características hidro-energéticas observadas na área de estudo possam estar relacionadas à mudanças no uso do solo, particularmente o desmatamento, nos últimos trinta anos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, A.; MARCAL, A. R. S.; FURLAN, D.; BALLESTER, M. V.; CUNHA, M. Land cover map production for Brazilian Amazon using NDVI SPOT VEGETATION time series. CANADIAN JOURNAL OF REMOTE SENSING, v. 39, n. 4, p. 277-289, AUG 2013. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURLAN, Deise Nunes. Efeito da mudança do uso e cobertura do solo nos balanços hídrico e energético da bacia do rio Ji-Paraná (RO) utilizando dados multitemporais de sensoriamento remoto. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.