Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de sentidos em sites de pesquisa: a mulher e o político em discurso

Processo: 10/02598-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lucília Maria Abrahão e Sousa
Beneficiário:Daiana de Oliveira Faria
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Internet   Ideologia   Sujeito

Resumo

Dada as novas discursividades impulsionadas pela inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC's), pilares da dinâmica da sociedade contemporânea, pretende-se observar o funcionamento discursivo dos chamados SERP´s (Search Engine Results Page), ou seja, as páginas de resultados dos sites de pesquisa Google, AltaVista, Cadê? e Bing. Serão mobilizados os pressupostos conceituais da teoria de Análise do Discurso de matriz francesa para interpretar os modos de produção, constituição e circulação do discurso, em suporte eletrônico, sobre os significantes "Dilma Rousseff" e "Marina Silva", flagrando o jogo de atualização da memória discursiva, dentre outros temas, sobre ser mulher em nosso país. Inferimos que a ligação desse estudo com o âmbito da Psicologia diz respeito ao processo de subjetivação da mulher na linguagem, tanto assumindo-se na posição de protagonista de seu dizer, quanto sendo objeto do dizer de outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Daiana de Oliveira. Efeitos de sentidos em sites de pesquisa: condições de produção do discurso eletrônico. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.